sexta-feira, agosto 30, 2013

Configurações do SQL Management Studio

Existem 2 coisas que costumo alterar nas configurações base do SQL Management Studio, ambas para me simplificarem a vida, mas é importante saber também as consequências que trazem.

A primeira alteração tem a ver com uma mensagem de erro que aparece com alguma frequência: "Saving changes is not permitted. The changes you have made require the following tables to be dropped and re-created. You have either made changes to a table that can't be re-created or enabled the optin Prevent saving changes that require the table to be re-created."

Uma maneira de contornar este erro é exactamente como diz a mensagem desactivar a opção de Prevent saving changes. Para fazer isso basta ir a Tools->Options...->Designers->Tables and Database Designers, e dentro deste menu desactivar a opção Prevent saving changes that require table re-creation. Se desactivar esta opção é ideal quando estamos na fase de estruturação da base de dados, a desenhar as tabelas e relações para a nossa aplicação, temos de ter consciência das suas implicações. Ao desactivar esta opção as tabelas vão ser recreadas sem que haja nenhum aviso ou alerta, e se elas tiverem dados estes vão-se perder.

A segunda alteração nem sempre a faço, só quando estou mais calão e não me apetece fazer updates através de statements e prefiro fazer alterações visualmente no designer, trata-se da opção Edit Top 200 Rows. Imaginemos que tenho uma tabela com 2000 registos e quero editar alguns deles, então o que me dava jeito era ter Edit Top 2000 Rows. Para fazer isso é necessário alterar a configuração  Tools->Options...->SQL Server Object Explorer->Commands, e colocar, por exemplo o valor 2000, na opção Value for Edit Top Rows command. No caso de se querer editar todas as linhas, colocar o valor 0, e aí independentemente do número de tuplos que a tabela tenha será possível editar todos. É preciso também saber que quanto mas linhas tiverem a opção de serem editadas pior será o desempenho e maior carga estaremos a fazer na máquina.


1 comentário:

Xina disse...

Também gosto de ir dicionar o sp_helptext ao shortcut do Ctrl + F1