segunda-feira, agosto 26, 2013

Fim de semana em Madrid

Este fim-de-semana fiz uma viagem relâmpago a Madrid com dois objectivos, primeiro ir ao congresso da Amway no Hotel Auditorium e segundo aproveitando a viagem conhecer um pouco Madrid.

Quanto ao congresso foi espectacular, aprendi uma série de coisas novas, de pessoas com muito sucesso no negócio da Amway, que de certeza me serão úteis para poder evoluir o meu negócio. Sem dúvida que é um evento grandioso, o grand slam anual para a península ibérica, que só estando presente para perceber toda a dimensão do projecto Amway.


Apesar do evento da Amway ser extenuante, consegui arranjar 3 horas em cada dia para conhecer Madrid, e apesar de parecer pouco tempo, com alguma disciplina e orientação dá para ver muita coisa. A linha de metro é imensa e funciona muito bem, e para quem está habituado ao metro de Lisboa não é nada surpreendente. Evitar os taxis, são bastante caros apesar de me ter sido dito que Madrid é das províncias onde os taxis são mais baratos, que se formos para Barcelona, Bilbao ou Pamplona então são muito mais caros.


Uma coisa boa em Madrid é que apesar dos transportes e comidas serem mais caros, a entrada em museus ou edifícios de interesse turístico é muitas vezes gratuita e quando não o é, por norma é bastante mais barato que em Portugal. Toda a parte da cidade que visitei tem uma grande beleza arquitectónica, passeando pelas ruas conseguem-se ver vários estilos arquitectónicos, misturando um estilo moderno com um estilo clássico. Outra coisa boa é que apesar de Madrid ser uma cidade enorme, existem uma série de pontos de interesse concentrados em poucos quilómetros, logo facilmente e em pouco tempo se consegue percorrer vários locais.

No sábado consegui percorrer: Gran Vía (uma avenida tipicamente comercial), Plaza de España, Monumento a Cervantes, Templo de Debod (infelizmente só por fora, a entrada era gratuita e estava imensa gente para entrar, e com o calor e falta de tempo decidi que não valia a pena estar à espera para ver um templo aparentemente pequeno), Jardines Sabatini, Teatro Real (por fora não pareceu nada extraordinário), exterior do Palacio Real, Catedral de la Almudela (com umas portas belíssimas e com uma estátua do papa João Paulo II), Plaza de la Villa, Plaza Mayor, Palacio Santa Cruz e a Puerta del Sol (apesar de não ser nada do outro mundo é o símbolo da cidade). 

Já no domingo fui para a parte oriental: Fuente de Cibeles, exterior do Palacio de Cibeles, Museo Naval (já estava fechado à hora que passei), Fuente de Neptuno, Museu Nacional del Prado (só este museu levaria meio dia a visitar devidamente, estive 1 hora no interior e tive a sensação que só aproveitei 20% do que as exposições me podiam dar), Iglesia de Los Jerónimos, Puerta de Alcalá e o fabuloso Parque del Retiro, tendo no seu interior uma série de monumentos destacando o Palacio de Cristal, o Palacio de Velázquez (com uma exposição muito alternativa) e o espectacular Monumento Alfonso XII.


Foi um fim-de-semana a alta rotação sim, mas é algo que estou a pensar em repetir por outros destinos europeus, se formos a ver bem é uma viagem que me fica mais barata do que se for ao Gerês e demoro menos tempo para grande parte da Europa que demoro quando vou para o Algarve.

1 comentário:

Unknown disse...

Estive em Madrid em 2011 também durante um fim de semana e gostei bastante da cidade.

E olha que apesar de a comida ser cara, especialmente nos restaurantes, consegue-se tapear e ficar bem satisfeito por uma fracção do custo.

É sem dúvida um destino ao qual pretendo voltar e visitar novamente os museus com mais calma.