quarta-feira, agosto 07, 2013

Pode a automatização substituir um humano?

Hoje pela primeira vez constatei que alguém pensou que poderia ter o emprego em risco devido ao trabalho que desenvolvo. Como informático, o meu trabalho é arquitectar soluções que simplifiquem e aumentem a produtividade de alguns processos.

Isto implica que alguns processos que seriam feitos manualmente passam agora a ser feitos de uma forma automática. Agora será que isto pode levar à despensa de pessoas que antigamente faziam o trabalho de uma forma manual? Em alguns casos acredito que sim, mas também quero acreditar que esses casos serão de pessoas que não se querem adaptar e que querem continuar na sua zona de conforto, e na maioria das vezes serão pessoas que não se estão para chatear.

Agora pelo que tenho visto ao longo dos anos (que não são muitos), as pessoas de qualidade tornam-se uma mais valia para as automatizações, porque acabarão sempre por surgir particularidades e situações que necessitem da intervenção humana para que se tome a melhor decisão, e não uma simples decisão com base em 0's e 1's.

Sem comentários: