segunda-feira, janeiro 21, 2019

Dakar 2019

Nos últimos anos tenho escrito sempre qualquer coisa sobre o Dakar, mas este ano estou com muito pouca vontade, este Dakar foi uma desilusão, e se é para ser assim que se volte às origens, que se volte a África (e quem sabe com a partida em Lisboa, bem sei que a origem seria Paris-Granada-Dakar). Este Dakar foi monótono, igual em quase todos os dias, só areia e dunas, sem qualquer tipo de novidade. Não sei o motivo, mas deve ter sido muito forte (dinheiro), para este ano o Dakar não ter saído do Perú, não houve o belo salar, não houve altitude, não houve lama, pronto faltou quase tudo.

Nos carros sem a Peugeot já se esperava uma luta mais aberta, a Toyota tinha tido uma grande evolução no ano passado, os Minis eram os reis antes de aparecer a Peugeot, por isso estas seriam as minhas apostas. Surpreendeu-me a maneira tranquila e quase natural como o Nasser venceu com o seu Toyota, sempre muito inteligente tacticamente, sem nenhum erro grave, soube andar bem e aproveitar os erros e azares alheios. Mais uma vez parece-me que o piloto mais rápido é o Sebastien Loeb, contudo erros e azares vão ano após ano impedindo a vitória do francês.

Nas motas mais um ano do mesmo, tirado a fotocópia dos anos anteriores, ora vejamos. Vitória da KTM, as Hondas abandonam quase todas por problemas mecânicos ou quedas, o Joan Barreda, tal como o Sebastien Loeb, mostra ser o mais rápido mas volta a desistir, na Yamaha o Van Beveren esteve quase lá mas volta a desistir na última etapa. Primeira menção honrosa para o Pablo Quintanilla que foi o único a fazer comichão às KTM até ao último dia, sempre muito inteligente e com a lição muito bem estudada, um plano bem definido a cada dia, e não fosse a queda espectacular no último dia, por ir ao ataque, teria terminado pelo menos em segundo lugar, para mim já foi um herói por ter acabado naquele dia. E por fim os parabéns ao novo Campeão, Toby Price fez todo o Dakar com um escafoide partido, não sei como ele conseguia aguentar com dores todos os impactos que o pulso sofria.



Quanto aos camiões, adivinhem lá quem ganhou? Pois é difícil, foram novamente os Kamaz a esmagar toda a concorrência, com mais uma vitória do Nikolaev. Ainda não foi este ano que os Iveco conseguiram chatear os Kamaz, e tirando o ano passado que estiveram na luta até os últimos dias, os Kamaz parecem totalmente imbatíveis.

Sem comentários: