quarta-feira, agosto 30, 2017

Barragem de Lindoso

Uma das coisas que mais marcou as minhas férias deste ano foi a visita à barragem de Lindoso ou como é mais correcto, barragem do Alto-Lindoso. Esta barragem é uma das maiores e mais importantes do país. Tive o prazer de conhecer um dos responsáveis pela barragem e ter uma visita guiada pelo próprio, super detalhada em que aprendi imensas coisas que não fazia ideia sobre uma barragem, e muito mais teria aproveitado se os meus conhecimentos de electrónica estivessem mais frescos. Uma coisa que não sei,
é como qualquer pessoa consegue uma visita à barragem, eu tive a sorte de ter um amigo que já tinha trabalhado na barragem e conhecia o responsável, e assim consegui a visita.

O que não fazia ideia é que a barragem é simplesmente um muro de betão, o verdadeiro coração, o centro de operações, está todo ainda distanciado da barragem. A barragem não armazena energia simplesmente produz, transforma e envia para a rede, algo que também não fazia ideia. O elevador com mais de 300 metros que demora apenas cerca de 90 segundos a fazer todo o percurso é dos elevadores mais rápidos do mundo. A barragem demorou 10 anos a ser construída, acabando a construção em 1992 e apesar de já ter 25 anos, ainda continua a ser uma maravilha da engenharia e em muitas coisas deixou-me de queixo caído. E quando eu pensava que pelo menos meia centena de pessoas era necessário para suportar toda a operação, espanto-me, são apenas necessárias 10 pessoas, e havendo turnos, posso concluir que deverão estar 4-5 pessoas no máximo de cada vez a suportar toda aquela operação que produz a maior parte da electricidade do país.

Sem comentários: