sexta-feira, julho 21, 2017

Triatlo de Oeiras 2017

Este é daqueles triatlos que tento não faltar, estou a jogar em casa, onde treino imensas vezes, conheço o percurso, conheço as manhas e geralmente é uma prova que me corre bem. Não sei quem teve a brilhante ideia, mas tenho de lhe tirar o chapéu, este ano mudaram a ordem das provas sendo que a prova aberta foi depois da prova principal, ou seja às 9h e pouco estava a começar a minha prova, o que significa fazer a prova toda com uma óptima temperatura e por volta das 11h já estar em casa, em vez de perder uma manhã toda como era habitual.


Depois de ter feito o aquecimento da natação e ter nadado até à primeira bóia apercebi-me do que costuma acontecer, uma fortíssima corrente quase a chegar à bóia, sabia que teria de apontar bastante mais para a esquerda e esperar que a corrente me levasse até à bóia, em vez de andar a nadar contra a corrente. As mulheres saíram primeiro e toda a gente da areia se começa a aperceber do que já sabia, então começa tudo a ir para a esquerda para começar o mais à esquerda possível. Mesmo assim a natação não foi muito confusa, ao contrário do que estava à espera, pela imensa quantidade de triatletas inscritos. Consegui fazer uma natação mais ao menos tranquila e saí bem, só demorei mais 20 segundos que no ano passado, quando estava mega treinado para o Ironman, a diferença foi que este ano a minha trajectória foi melhor e fiz menos 100 metros que o ano passado.

Durante a transição apercebi-me estavam ali 2-3 colegas de equipa que iríamos sair mais ou menos ao mesmo tempo, comecei logo a incentivar para que saíssemos todos juntos e formássemos um grupo para ser mais fácil o ciclismo. Mal começa o ciclismo vem um atleta muita grande e passa por mim, aproveito-me para colar a ele para me abrigar e começar a ganhar ritmo. Na primeira subida logo a seguir à praia de Oeiras, ele pela sua fisionomia é normal que começasse a vacilar, e é nessa altura que começam a chegar os meus colegas e mais uma data de ciclistas, formámos um óptimo grupo de 25-30 ciclistas que rodávamos sempre a rondar os 40km/h.

Nesta altura é fácil rodar no meio do grupo, apesar de ser super stressante por causa dos toques e quedas. Nestas alturas, pela minha experiência, tento sempre estar bem colocado nos 5-6 primeiros, evito passar pela frente porque sei que sou um mau ciclista, e se for para a frente o que me acontece é mais tarde ou mais cedo deixo de conseguir acompanhar o grupo, mas tento sempre ir concentrado e bem colocado para evitar especialmente quedas, mas também algum corte que se faça devido a algum esticão.

Na subida para o Alto da Boa Viagem oiço atrás de mim uma mudança a ser posta a martelo e depois uma bicicleta a ir ao chão. No meio da confusão nem consegui olhar para trás porque podia também tocar em alguém e cair, mas esperei que não fosse ninguém da minha equipa. Depois fiquei a saber por um colega meu, que ficou lá a ajudar, que quem caiu tocou no passeio depois da corrente ter saltado fora. Já depois do retorno apanhei o grupo do Clélio, o meu grupo estava a andar bem e fomos absorvendo outros elementos de grupos que estavam à nossa frente. Na descida do Alto da Boa Viagem mais uma queda, desta vez na cabeça do grupo, a minha sorte foi que como tinha descaído um bocado no grupo e estava a recuperar posições rolando do lado esquerdo da estrada, consegui evitar com alguma facilidade a bicicleta caída. Consegui acabar o segmento de ciclismo ainda não demasiado amassado, fiz só mais 1m30s que no ano passado, por isso para mim foi óptimo.

Na corrida comecei ali a correr a rondar os 4min/km, o que depois de tudo não era mau. O Clélio estava uns 10-15 metros à minha frente e ia tentar apanhá-lo. Até ao retorno fui-me aproximando gradualmente dele, mas quando começamos a descer e quando eu já conseguia cheirar o suor dele, ele parece que ganha nova vida e aumenta imenso o ritmo, eu olhava para o meu relógio e continuava ao mesmo ritmo, tinha sido ele a aumentar. Depois disto devo dizer que comecei a controlar mais o sacrifício que estava a fazer, ninguém atrás de mim se aproximava e eu também só tinha um triatleta à minha frente mais ao menos ao mesmo ritmo que eu. Mais uma vez aproveitei a minha boa ponta final para nos últimos 200 metros ganhar mais um lugarzinho. Aqui é que vi a diferença de forma para o ano anterior, em 5kms fiz mais 2m30s, e este ano não fiz propriamente um mau tempo, bem pelo contrário, o ano passado é que estava numa forma soberba. Acabei no lugar 140 entre 414 triatletas

Sem comentários: