domingo, julho 03, 2016

Fuga de água

Menos de uma semana depois do Francisco nascer, como isso só por si não fosse preocupação suficiente, e depois de ter feito obras no esgoto da casa de banho em Janeiro, apareceu-me o raio de uma fuga na canalização.

Tudo começou com a Ana a sair da casa de banho depois de ter tomado banho e a dizer-me - "Cuidado que devo ter deixado pingar água aqui no hall e o chão está molhado". Entretanto vou à casa de banho e parece-me ouvir água a correr junto ao chuveiro. Venho cá fora ao hall e a água no chão além de não ter desaparecido parecia que estava a aumentar. Desligo a água na torneira geral, volto à casa de banho, e já não há qualquer barulho. Ligo a água e novamente o barulho, arredo os móveis do hall e começo a ver água a escorrer peça parede, até no interruptor da luz escorria água, apresso-me a desligar novamente a água.

Isto já era quase meia noite e nada havia a fazer naquela altura. Mando uma mensagem a um amigo que já me desenrascou umas vezes com obras cá em casa, e por sorte minha ele estava de férias e disponibilizou-se a vir cá no dia seguinte. Quando ele chegou liguei novamente a água e identificámos mais ou menos o sítio de onde vinha o barulho. Ainda bem que a Ana fotografa tudo e tínhamos fotografias de quando tínhamos feito obras o que deu para confirmar que naquele sítio passavam vários canos. Partimos os azulejos e começámos logo a reparar que o cimento estava mole e húmido, e rapidamente encontramos uma união que jorrava água a montes.


Qual foi o nosso espanto quando tirámos o bujão que tapava uma das saídas e verificámos que o artista que me tinha feito a canalização não tinha colocado um bujão mas sim uma união tapada com uma moeda de 2 cêntimos que com o passar dos anos foi corroendo até que furou, como era espectável.


Fui comprar um bujão por uns meros 0,70€, e o problema ficou resolvido. Ora por causa de 0,70€ tive sem água durante umas 18 horas, com um recém nascido em casa, e ainda tive de partir azulejos na casa de banho. Queria era partir a cara à estalada a quem me fez as obras na casa de banho, que amadorismo, nem eu que pouco ou nada percebo de canalização faria tal coisa.


Sem comentários: