segunda-feira, março 14, 2016

Preparação de uma competição

Vou começar por um vídeo que vi a semana passada sobre a preparação do Michael Phelps na tentativa de se apurar para os próximos jogos olímpicos, no Rio de Janeiro. A mensagem forte do vídeo é - "It's what you do in the dark, that puts you in the light" - numa tradução não literária isto significa - O trabalho que desenvolves na sombra é o que vai trazer as luzes dos holofotes até ti - e isto é inteiramente verdade, e quem se prepara para grandes desafios sabe que é assim.


Este vídeo leva-me agora ao ponto onde queria chegar, a minha preparação para o Ironman. Posso dizer que esta é a primeira prova onde vou participar que estou a fazer uma preparação mais cuidada, nem numa maratona ou num half Ironman posso dizer que tenha feito uma preparação muito cuidada, sim tive cuidados mas num período curto antes da prova e com pouco detalhe.

Neste momento, e a 6 meses de distância já comecei a preparar o Ironman, acima de tudo tem sido um bocado stressante o que faz com que a preparação não esteja a ser nada prazerosa. Ter de evitar as lesões e quando elas acontecem a primeira coisa que vem à cabeça é, será que é recuperável a tempo, e que limitações me pode trazer na preparação e durante a prova? Tentar todas as semanas cumprir com um mínimo de horas de treino, conciliar com a vida familiar, com a vida profissional, com os contratempos que surgem, ainda por cima como vou ser pai é mais um tópico que me consume imenso tempo. Por enquanto, a nível de alimentação tenho regras mas não posso dizer que me esteja a limitar-me de comer algo que goste ou a quantidade que quero, mas tento comer saudavelmente. Tudo isto para chegar a um dia e conseguir cumprir com o desafio a que me propus. Nesse dia saberão (espero eu) que consegui atingir o meu objectivo, mas poucos saberão o que isso custou, o trabalho que foi feito na sombra.

Sem comentários: