quinta-feira, setembro 11, 2014

Trilho dos Templários

O ano passado estive para fazer esta prova, mas não consegui conjugar com as restantes provas que já tinha, por isso este ano estava de olho no trilho dos Templários, ainda para mais porque iria dar um belo treino longo para a maratona de Lisboa.

Consegui convencer o Pre a ir comigo porque ele também é adepto deste tipo de provas e lá fomos nós de madrugada em direcção a Tomar. Apesar do dia ter começado chuvoso acabou por se pôr até bom demais, ao início estava bom para correr, fresquinho, mas com o avançar da manhã ficou até bastante calor. O efeito da chuva matinal foi o trilho ter ficado algo enlameado e com algumas poças. Inicialmente ainda estava a tentar manter-me seco, mas quando passámos por um túnel por baixo de uma estrada, no qual passava um ribeiro, pronto esquece, vamos lá ficar com os pés molhadinhos. Devo dizer que andei sempre a conter-me um pouco nas descidas, como tinha torcido o tornozelo no início da semana, e já fiz uma prova com uma entorse, preferi perder alguns segundos e descer com  mais segurança que voltar a torcer o tornozelo e perder minutos, e pior, evitar fazer o resto da prova ainda em mais esforço.

Queria fazer o trilho todo a correr, mas quando cheguei ao quilómetro 10 e me deparo com uma parede na qual até tínhamos cordas para ajudar a subir, esquece vou ter mesmo que andar. Ainda antes disso passámos por uma parte onde tínhamos passado quando fizemos o caminho de Santiago de Compostela, lembrava-me porque foi a primeira subida que tínhamos feito a pé, desta vez fizemos a descer...bem mais fácil.

Até os 15 quilómetros senti-me bastante bem, a partir desse ponto senti que não estava a morrer, mas que já não estava a conseguir impor um ritmo tão vivo, especialmente nos segmentos menos técnicos onde normalmente se consegue andar mais rápido. A partir deste ponto também é onde o percurso fica mais bonito, pelo que me lembro passámos por 2 trilhos demarcados nos quais também aproveitei para desfrutar um pouco da paisagem e como fui algum tempo sozinho as únicas coisas que ouvia eram as minhas passadas e a natureza ao meu redor.

Nos últimos quilómetros ainda sofri um bocado, queria acabar a prova com um tempo final abaixo das 3h30m, e como estava a ficar muito no limite do tempo não me podia descuidar, além disso não conhecia o percurso e não sabia quantas subidas ainda havia para me quebrar o ritmo. O percurso é menos duro que outros trail runs que tenho feito, tem subidas muito duras mas são concentradas, a maior parte do trilho consegue-se fazer a correr, sem que o acumulado no total seja tão duro como em outras provas que já fiz.


Uma palavra final para a organização, uma prova espectacular, a repetir sem dúvida, com uma inscrição mais barata que o normal, com óptimos abastecimentos e bastante perto uns dos outros, e com um percurso belíssimo.

Dados da minha prova:

  • Tempo final: 3h26m56s
  • Tempo médio por quilómetro: 7m8s/km
  • Velocidade média: 8,41km/h

Sem comentários: