segunda-feira, abril 29, 2013

Triatlo do Estoril

Este domingo participei pela primeira vez num triatlo olímpico, que por sinal teve como organizador o meu clube a AHBE / 3 Iron Sports. O Triatlo do Estoril foi a primeira etapa do campeonato nacional de triatlo, por isso como era espectável marcaram presença os melhores triatletas nacionais.

No dia anterior tinha estado com o meu amigo e colega de equipa Nuno Felício, que me emprestou o fato isotérmico e o fato de triatlo, visto que o equipamento oficial do clube ainda não estava disponível para a prova, na altura comentei que gostava de fazer um tempo a rondar as 2h40m. Ele sabiamente me disse que seria complicado fazer esse tempo, mas mesmo assim não acreditei, faço treinos de natação de 5km, já fiz provas de bicicleta superiores a 200km num dia, já faço com alguma regularidade corridas superiores a 20km, não estava a ver o porquê de tal pessimismo.

Vamos à prova, primeira modalidade a natação, a água estava geladinha, até à primeira bóia sentia dores na nuca do frio, mas depois até me habituei à temperatura e consegui ir sempre dentro do pelotão. Sai da água com 28m30s, tendo em consideração que é mar e que me controlei bastante o tempo não foi nada que me envergonhasse. 


Nesta primeira transição demorei 3m30s, a minha inexperiência fez-me perder algum tempo, mas devo dizer que fiz as coisas calmamente. Avançando para a bicicleta, esta é a modalidade que é o meu tendão de Aquiles, tenho muito pouca experiência em bicicleta de estrada, a própria bicicleta também me tinha sido emprestada para a prova e não tinha feito sequer 5km nela.

Ao apanhar a primeira recta tiro a barra energética do bolso e começo a abrir a embalagem, quando nisto cai-me a barra pela parte inferior da embalagem e fico só com a embalagem na mão. Bem lá se tinha ido a única alimentação que tinha para a prova.

Todo o percurso de bicicleta me foi extremamente penoso, nunca consegui circular em pelotão tendo que enfrentar sempre as rajadas de vento forte que se faziam sentir, e cada vez que os mini pelotões passavam por mim a dobrar-me não tinha a mínima hipótese de acompanhar o ritmo deles, então as 2 últimas voltas ao circuito nas subidas sentia-me mesmo a desfalecer.


Acabei a bicicleta com 2h07m de prova o que faz que para 41km de bicicleta tenha demorado 1h35m, um tempo péssimo. Nesta altura cometi o único erro da prova, desmontei da bicicleta com os sapatos calçados e tive de correr pelo parque de transição com a porcaria dos sapatos com encaixes calçados, em vez de correr descalço, o meu discernimento na altura já não era o melhor, mesmo assim só demorei 2 minutos nesta transição.

Pensei que pelo menos conseguia fazer um tempo abaixo de 3h, visto que nunca tinha demorado mais de 50 minutos a fazer 10km. Rapidamente me apercebi que ia ser complicado, estava desgastadíssimo e já com dores no joelho direito. O percurso não facilitava os meus joelhos, inúmeras inversões de direcção com curvas a 180º, o que não possibilitava uma corrida constante. Nessa altura apercebi-me que estava mesmo mal quando o Pedro Santos, que apesar de estar com uma volta de atraso de mim, começou a ganhar terreno e recuperou cerca de 300 metros em relação a mim, acabando por me ultrapassar, não conseguindo eu manter a volta de avanço que tinha.


Acabei a prova com o  resultado de 3h04m, ou seja, demorai 55 minutos na corrida, um tempo mega discreto e sendo dos últimos que conseguiram terminar a prova. Tenho de treinar muito mais a bicicleta, para fazer melhor tempo nessa modalidade, e para não chegar tão desgastado à corrida o que provocou aquele desempenho miserável que tive na corrida. Próximo objectivo, acabar abaixo das 3 horas de prova.

Sem comentários: