quinta-feira, novembro 18, 2010

Os desenhos animados da minha infância

Normalmente não sou uma pessoa de aderir a campanhas, mas achei engraçado que no facebook fosse proposta esta campanha de escolhermos desenhos animados como imagem de perfil. Por acaso já era para ter escrito aqui no blog sobre a mudança de paradigma nos desenhos animados de antigamente e dos actuais, então esta é uma boa hipótese para isso.

Antigamente, todos os desenhos animados tinham uma mensagem educativa, incluindo os ditos violentes para a altura como o He-man, que no fim de cada episódio tinha sempre uma lição de moral. Actualmente os desenhos animados têm um teor mais competitivo, mais agressivo, mais selvático reflectindo a selva na qual a nossa sociedade se tornou. Bem sei que o Mundo não é para os fracos, mas existem várias formas de fortalecer as nossas crianças e prepara-las para a agressividade da vida adulta.

É nestas alturas que não me importo de ter a idade que já tenho, de me poder lembrar de desenhos animados fantásticos, de poder ter desfrutado deles de uma forma que infelizmente já não o consigo fazer actualmente, de me levantar cedo aos fins-de-semana agarrar do cobertor e ir para a sala ver os desenhos animados na RTP porque naquela altura não havia SIC e muito menos TVI, não esquecendo ainda do "Agora Escolha" que dava todas as tardes no RTP2 e que era o único espaço semanal onde se podiam ver séries infantis/juvenis.

Deixo aqui a lista dos desenhos animados que me acompanharam na minha formação como pessoa, não incluindo nela as super produções da Disney senão a lista seria quase interminável: Ana dos cabelos ruivos, Asterix, Bocas, Capitão Planeta, Cavaleiros do Zodiaco, Conde Drácula, D'Artagnan, Dartacão, David o gnomo, Dennis o pimentinha, Denver, Dragon Ball, Ducktales, Era uma vez..., Fábulas da floresta verde, Flinstons, Garfield, Gárgulas, Gummi Bears, He-man, Heidi, Inspector Gadjet, Looney tunes, Lucky Luke, Mofly, Motoratos de Marte, Panda Tao Tao, Pantera cor-de-rosa, Pequeno Pónei, Pica-Pau, Popeye, Ren & Stimpy, Saber rider, Sailor moon, Samurai X, Scooby Doo, She-ra, Simpsons, Smurfs, Sport Billy, Tartarugas ninja, Thundercats, Tintin, Tom & Jerry, Tom Sawyer, Transformers, Tsubasa, Turma da Mónica, Ursinhos carinhosos, Vickie o Viking, Visionaries, Wacky races, Zé Colmeia e Catatau, etc.

Realmente recordar é viver...

1 comentário:

Arzebiu disse...

Esqueceste-te do Pepe Legal (Babalu para pensar estou cá eu) e da tartaruga Touché. Touché ao ataque!