terça-feira, março 16, 2010

Novas regras ao subsídio de desemprego

Bem sei que esta é uma matéria sensível que mexe com a vida de muitas famílias, mas até estou de acordo que se reveja algo porque há por aí muitos abusos. Se na maioria dos casos o subsídio de desemprego é uma ajuda fundamental para a dignidade de vida de uma pessoa, existem outros que é um incentivo ao 'não fazer nada'.

Tenho um amigo que há pouco tempo se virou para mim e disse algo como: "Para que vou aceitar as ofertas de emprego? Recebo mais estando em casa sentado no sofá!". A minha resposta foi: "Para não estares a 'chular' o pessoal que como eu desconta!".

Mas também tenho noção que existem pessoas que por exemplo têm prestações de casa para pagar que são elevadas, e se normalmente receberiam 1000€ por mês, passar a receber o ordenado mínimo não é de alguma forma uma solução. Mas então porque nestes casos não se obriga essa pessoa a trabalhar e o subsídio de desemprego seria a diferença entre os 1000€ e o ordenado mínimo? Acho que é uma excelente solução, caso a pessoa não quisesse mesmo ir trabalhar passaria só a receber essa diferença ou então até lhe seria retirado o subsídio. Isto sim era uma medida de incentivo ao trabalho e à produtividade, só assim um país se pode tornar próspero.

Sem comentários: