quinta-feira, janeiro 22, 2009

Novas tabelas de IRS

Estive a ver as novas tabelas do IRS e realmente o nosso governo foi bondoso...mas não foi para o 'Zé Povinho'! Quanto ao meu escalão e de outras pessoas com quem já falei vai-se manter igual, ou seja, vão continuar a 'ir-me ao bolso' da mesma maneira.

Depois de olhar com mais atenção é que comecei a reparar o padrão, as grandes diferenças só se fazem sentir nos escalões mais altos do IRS, o que no fundo é dizer que os ricos vão ficar mais ricos e os pobres vão continuar pobres. Obrigado governo por aumentar o défice em prol dos mais necessitados...

3 comentários:

Unknown disse...

Penso que te estás a referir às tabelas de retenção de IRS e nesse caso trata-se apenas disso: de uma retenção de imposto.
Essas tabelas não são as tabelas com as taxas de imposto. Logo não vai de forma alguma influenciar o valor do imposto final pago. A única influência é na quantidade de dinheiro que se recebe pois o valor do imposto retido será menor ou maior (consoante o caso).

O que não quer dizer que os impostos actuais não sejam um autentico roubo...

Tiago Sousa disse...

Tens toda a razão no que dizes, mas esqueces-te de 1 ponto, esse dinheiro que eu não pagaria poderia tê-lo a render a juros, juros esses que é o estado que vai estar a ganhar durante 1 ano. Por exemplo, se eu pedir emprestado 500€ vou ter de pagar juros sobre esses 500€, se tivesse o dinheiro logo à partida não precisaria de pedir empréstimo.

Unknown disse...

Também é verdade o que dizes.
Mas o outro lado também é verdade. Por o Estado ter retido esse dinheiro não te chega uma conta para pagar no fim do ano relativa a impostos (ou não é tão grande).
Acho que esse segundo cenário de se ter que pagar no final os impostos na totalidade seria bem pior. Muita gente não teria o cuidado de ir pondo de parte e acabaria por causar mais mal que bem. Pelo menos para a maioria das pessoas.