sexta-feira, julho 04, 2008

Tatuagens e discriminação

Apesar de se dizer que as tatuagens estão na moda ainda continua a haver muita discriminação com as pessoas que têm tatuagens. Eu falo no que acontece comigo, e esta reflexão surge também pelo que vi ontem no metro quando um rapaz com os braços todos tatuados entrou na carruagem e toda a gente ficou a olhar para ele.

Se ainda consigo admitir comentários de pessoas da idade da minha mãe que dizem - "Se te tivesse conhecido depois de teres as tatuagens não iria olhar-te com os mesmos olhos, ou pelo menos iria demorar mais tempo" - custa-me mais a perceber comentários de pessoas da minha idade. Tenho um amigo na natação, da minha idade, que há uns tempos me revelou o que pensou da primeira vez que me viu - "Ena aquele gajo com tatuagens, que 'granda manfias' que deve ser, a ver se não sou ainda roubado!".

É pá eu sou a mesma pessoa com ou sem tatuagens, é só uma forma de arte que por acaso está desenhada no meu corpo, será difícil perceber que uma tatuagem não muda a personalidade de uma pessoa?

10 comentários:

Anónimo disse...

Já pensaste que embora a tatuagem não mude a pessoa, ter uma tatuagem é espelho do que a pessoa é ? e que até ao ponto das tatuagens se tornarem mainstream, eram elas o espelho de individuos.. digamos... "menos sociais"

claro está é só uma reflexão "anónima e cobarde"....

Tiago Sousa disse...

Sim é uma reflexão anónima, mas não cobarde acho que fizeste bem em expressar a tua opinião. Pode ser que seja uma explicação para a minha dúvida.

Anónimo disse...

Ele pensou isso não pelas tatuagens, mas por teres ar de cigano. :P

Caxaria disse...

Bolas! ia escrever o mesmo que o Anon! :)

Filipe Alves disse...

Boas.
Estou a pensar em fazer a minha primeira tatuagem.
Como sou instrutor de mergulho subaquatico e a minha paixão é o oceano gostava de saber se me podem ajudar a encontrar desenhos alusivos a este tema.
Muito Obrigado.
FA

Unknown disse...

Mais um tema controverso.
É claro que a tatuagem não muda a personalidade da pessoa mas muda a sua aparência física. Assim, quando a tatuagem é mais agressiva confere uma aparência diferente. Ver uma cobra tatuada não é o mesmo que ver um golfinho...Penso que há uma tendência para associar a tatuagem à pessoa e de facto há um preconceito / estereótipo em redor da tatuagem.
Se calhar é também por isto que ainda não tenho nenhuma tatuagem porque estava a pensar num lobo ou num dragão e não sei muito bem que imagem irá transparecer para o outro.
A sociedade e a cultura em que estamos inseridos também é importante...porque ver uma tatuagem num índio não é o mesmo que ver uma tatuagem num português. Talvez porque estamos habituados a associar a imagem do índio com tatuagens e penas na cabeça.

Quanto à questão do filipe alves..se gostas de oceano porque não tatuar um pouco do fundo do mar com peixes tropicais?

Vlad disse...

Ya... é estranho. É tudo estranho. Eu fiz as minhas duas tatuagens à menos de um ano e mesmo minusculas, quando as mostrei a um casal amigo, que me conhece talvez à 18 anos, fizeram uma cara que parecia que eu tinha saído da prisão.

Se me custa? Não, aliás, não quero saber.

Unknown disse...

eu acho que a tatuagem nao tem nada a ver com o carater da pessoa conheço medicos que tem e varias outras pessoas de profisoes diferentes que tem varias eu acho que o povo devia cuidar mais da vida deles e nao do corpo das pessoas

Anónimo disse...

quem usa tatuagem acha que ela nao interfere na sua conduta pessoal,esta enganada,porque ela pode nao interferir para ele ,mas na visao das pessoas normais,essa pessoa e tratada como suspeito sem creditoalgum,sem confiança.é recusado disfaçadamente pelo emprego e se tatuagem fosse bom bandidos e criminosos nao usavam ,issonao agrada os olhos de DEUS que nao nos fez assim

Sienna Walker disse...

Ai, falar de religião não, não nos leva a lado nenhum.. Eu acho que está mentalidade está a começar a desaparecer, é claro que ainda existe, tal como o racismo, como a homofobia, mas penso que um dia já não será assim.. Sim, pessoas com muitas tatuagens é complicado alguém aceitar.. Vivemos nunca sociedade que prefere confiar no menino todo "arranjadinho" sem piercings nem nada do que no aquele com tatuagens, penteado estranhos, e piercings, mesmo que o "arranjadinho" seja o maior aldrabão a face a terra.. A minha mãe diz que acha as pessoas com tatuagens pessoas sujas.. bem mentalidades, eu tenho 3 tatuagens, nunca me influenciou em nada nem ninguém, também por não estarem sempre a mostra.. mas eu admito que até eu tendo ás vezes me mete impressão ver os outros todos tatuados nos braços, porque ai acho que é tatuagem a mais! Tatuagens nem sociedade, ainda, não pode ser em grande quantidade, é muita coisa para uma sociedade digerir..