terça-feira, junho 12, 2007

Bom conceito mal interpretado

Após duas semanas a trabalhar num novo projecto no qual tenho o uso intensivo de XSLT comecei a ler o livro "XSLT" da editora O'REILLY. Uma frase com a qual concordo inteiramente despertou-me a atenção:

"The separation of content and presentation is a long-established tenet of the publishing industry; unfortunately, most HTML pages aren't even close to approaching this ideal. An XML document should contain information, marked up with tags that describe what pieces of information are, as well as the relationship between those items."

No projecto em que estou esta efectivamente é a ideia que está a ser utilizada, então surgiram-me umas dúvidas - Porquê muitas vezes tenho de andar a refazer XSLTs? Qual o facto que torna todo o trabalho que tenho feito tão volátil? Porquê que às vezes a representação dos dados em XML para gerar uma apresentação me parece forçada?

A conclusão à qual cheguei é a instabilidade e complexidade desnecessária do XML que representa os dados, ou seja, o facto do XML estar em constante mudança provoca que os XSLTs também estejam em constante mudança. E porquê o XML está em constante mudança? Porque o modelo de dado está mal definido, dando origem a falhas que provocam remodelações ao XML.

Sem comentários: