terça-feira, julho 25, 2006

O nosso sistema de saúde

Hoje de manhã fui ao meu centro de saúde para ter uma consulta que já estava marcada à algum tempo. Previamente já me tinha ligado para casa a dizer que o meu médico estava de baixa, mas para aparecer na mesma que iría ter a consulta na mesma.

Ao chegar lá tirei uma senha de atendimento e só tinha 6 pessoas à minha frente, pensei isto vai ser rápido. O tempo foi passando, e à boa maneira portuguesa, as pessoas em vez de esperarem pela sua vez, iam ao atendimento com aquela conversa "é só uma perguntinha", e o pessoal com as senhas que se lixasse.

Ao fim de 1 hora de ouvir velhas hipocondríacas a lamentarem-se e a reclamarem, lá fui chamado e lá me disseram que não ía ter consulta que tinha perdido o meu tempo e que deveria era de ter ligado. Não é de perder a paciência?

Para rematar, e para ser totalmente mauzinho, tenho uma ideia que resolveria o problema das pessoas que realmente precisam de uma consulta e não a conseguem ter porque não existem vagas. Aquelas pessoas que passam a vida no médico por tudo e por nada, ou seja, aqueles hipocondríacos chatos que fazem das salas de espera salas de convívio, teriam um médico especial só para elas. Diria que um bom número seria à décima consulta no mesmo ano essas pessoas passariam para esse médico especial, que poderia ser um médico veterinário. Ok tou a ser muito mauzinho, mas reagindo a quente ao que se passou é a única coisa que me vem à cabeça.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sinceramente...não sabes que nos estabelecimentos publicos existe um livro amarelo apelidado de "livro de reclamações"??? Pelo menos a tua mensagem seria lida por outras entidades.
Não devias descontar no teu blog as tuas ideias sobre a hipocondríase...pelo menos desta forma! Muitas vezes isso resulta de famílias que despojam os idosos e estes acabam por recorrer aos profissionais de saude!