quarta-feira, maio 03, 2023

Visions of Atlantis - Lisboa

Pela terceira vez fui ver um concerto dos Visions of Atlantis depois de os ter visto em 2019 e 2020, no meu último concerto pré pandemia. O que posso começar por dizer é que sem dúvida se nota evolução, a banda está cada vez melhor, mais consistente e preparada para subir na lista dos cartazes de festivais. Mas vou recuar um pouco, tenho de falar primeiro da banda de suporte os Autumn Bride.


Não conhecia a banda e a primeira vez que os ouvi foi na manhã do dia do concerto. A nível de sonoridade são agradáveis, não são espetaculares, mas como banda de abertura o som está no mesmo enquadramento que os Visions of Atlantis. Analisando um bocadinho melhor a banda, claramente vale pela vocalista, ótima presença em palco, boa voz, abafa o resto da banda e chama para si todas as atenções. Os músicos não são nada do outro mundo, não são virtuosos, não interagiam bem, estavam ali simplesmente a tocar, faltou emoção, faltaram uns solos para mostrarem a mestria e puxar pelo público 


Autumn Bride Setlist RCA Club, Lisbon, Portugal 2023

Pela 3ª vez vi os Visions os Atlantis e cada vez estão melhores. Melhor som, melhor reportório, melhor presença em palco. É uma banda que já merecia mais reconhecimento, num palco maior que o RCA, apesar de estar bem composto, não é um espaço muito grande. Adorei o concerto, nem dei pelo tempo passar, valeu cada cêntimo que paguei pelo bilhete, que a bem da verdade, nem foi nada caro.

E se os Autumn Bride a nível de músicos não é nada de especial, os Visions of Atlantis têm um conjunto de músicos muito bons, destacando ainda mais o baterista. Normalmente o baterista é aquele músico que está lá atrás, escondido atrás dos instrumentos e mal se dá por ele, no caso do Thomas Caser, é um animal de palco que está ali, dá espetáculo, a bateria abana por todo o lado, chama a atenção para si, quanto a mim é o coração da banda. Outro factor que para mim é decisivo para o sucesso mais recente da banda, é a estabilidade no que toca a vocalistas. Esta banda andou diversos anos a trocar de vocalistas até que finalmente juntou a Clémentine e o Michele. Esta aliança franco-italiana sem dúvida que elevou a banda para outro nível, a química e harmonia entre eles dá outra qualidade a cada uma das músicas, e isso notasse mais em músicas que inicialmente foram cantadas por outros vocalistas.

Visions of Atlantis Setlist RCA Club, Lisbon, Portugal 2023, Pirates over Europe

Sem comentários: