terça-feira, maio 16, 2023

Triatlo de Oeiras

Já lá ia muito tempo desde a última vez que tinha feito um triatlo, e que bom foi regressar, que bom rever velhos amigos, que bom competir outra vez, que bom voltar a sentir aquelas sensações, o prazer e alivio de completar cada um dos segmentos.

Mas a primeira coisa que vou fazer é reclamar com a organização. Qual foi a ideia de ter um parque de transição que encerra às 9h30m para depois a prova só ter início às 13h30m...4 horas de espera? Está tudo parvo? Quase que a vontade foi de nem ir quando me apercebi dos horários. Para piorar as coisas, quando ia a pedalar para a prova senti fortes cólicas, que se concretizaram num violento distúrbio intestinal, ou seja, foram 4 horas de espera muito interessantes, sempre próximo de uma casa de banho. Em todo o caso ainda consegui dormir cerca de 1 hora à sombra na praia.

Como era de calcular, apesar de ter comido alguma coisa entretanto, não estava na minha melhor forma e a rezar para que tivesse limpo o intestino e durante a prova não tivesse nenhuma complicação. Primeiro segmento e a confusão habitual na água com muitos contactos, mas já sentia também falta daquele nervosismo, daquela máquina de lavar, em que não é só nadar mas escolher trajetórias e evitar levar pancada. A viragem da primeira boia foi particularmente confusa, apesar de ter escolhido um angulo aberto para não passar muito junto à boia, mesmo assim era muita gente. Depois a saída havaiana que detesto, aquele pôr na posição vertical para depois voltar à horizontal baralha-me todo, o voltar a nadar é um sacrifício. No contornar da segunda boia ainda levei com um calcanhar no queixo, lá está uma coisa que antigamente nunca acontecia, estou algo destreinado. Acabar o segmento de natação com cerca de 13 minutos para mim estava ótimo, é o segmento menos suscetível a oscilações de tempos, no entanto não deixou de ser bom. 

A transição é algo lenta devido à distância que se tem de correr entre a água e o parque de transição, acrescentando ainda que a primeira transição é sempre mais demorada. Inicia o segmento que tenho sempre receio, o segmento de ciclismo. Formou-se ali um mini pelotão à saída do parque que durou pouco só até Paço d'Arcos. Fiquei para trás só com um ciclista, mas fizemos um bom trabalho e fomos rodando entre nós e mantendo um bom ritmo. No Alto da Boa Viagem conseguimos agarrar num grupo e fomos descansando dentro do grupo. Viragem em Algés e novamente a acelerar o ritmo, tive dificuldade em me aguentar mas consegui até à nova subida para o Alto da Boa Viagem. À chegada a Caxias aparece o grupo das primeiras mulheres, o habitual, aos gritos umas com as outras e a chatearem para os homens não estarem junto delas. Comigo é muito simples, eu vou ao meu ritmo, se não quiserem ali estar ou aceleram ou deixam-se ficar para trás, eu não luto por nada, só luto contra mim, não me chateiem com as vossas guerras.

O grupo acabou por se dividir, houve homens que aumentaram o ritmo e consegui seguir com eles até ao alto de Paço d'Arcos, quando eu e outro perdemos o grupo, mas já estávamos mesmo a chegar e foram meros segundos perdidos, na transição ainda acabei por ultrapassar alguns deles. Acabei o ciclismo com praticamente 33 minutos e uma média de mais de 34km/h, espetacular para quem no último ano tinha feito um treino de 20km, a uma média pouco superior a 20km/h e a morrer no final.

Começa a corrida e eu a sentir-me muito bem mesmo, a ultrapassar atletas atrás uns dos outros, estava a uma velocidade totalmente diferente dos demais à minha volta. No retorno lá estava a Liliana para me apoiar e dar-me uma força final para o pouco que restava da prova. O primeiro atleta que passou por mim faltava pouco menos de 1km para o final da prova, nem tentei ir atrás dele, mas consegui mantê-lo a uma distância de uma dezena de metros. Conforme vou a fazer a curva para entrar na reta da meta pensei - vou acabar a corrida sem ser ultrapassado - comecei a sprintar e ainda o consegui voltar a ultrapassa-lo, creio que inclusivamente não era do meu escalão, mas foi só uma questão de poder dizer que não fui ultrapassado por ninguém. Acabei a corrida com pouco mais de 21 minutos, o que não parece uma grande média, e realmente já fiz melhor em anos anteriores, mas não deixa de ser uma boa média, depois de mais de um ano sem fazer triatlo conseguir acabar forte deixou-me muito satisfeito. Tempo final de 1h11m38s, na posição 109 entre 283, claro que fiquei contente.




Sem comentários: