terça-feira, janeiro 31, 2023

Troféu de Oeiras - Valejas

Está de volta o troféu de Oeiras, este ano a primeira prova coincidiu com a primeira prova que tinha feito no troféu de Oeiras já há mais de 3 anos. O grande desafio para esta prova seria o frio, quando saí de casa estavam 4ºC, difícil inclusivamente de respirar. Até começar o aquecimento estava com a ideia de correr com o corta vento, depois de 15 minutos a aquecer decidi, em boa hora, que preferia estar com um bocadinho de frio mas não atrapalhar durante a corrida com calor demais, mesmo assim o termómetro indicava 7ºC quando fui pôr o corta vento ao carro.

A ideia para a corrida era aproveitar o ritmo do Emerson até conseguir e de seguida sofrer até ao final, bom, no fundo era sofrer a prova toda. Os primeiros dois quilómetros ainda achei que estava fácil, mas durante o terceiro quilómetro senti que já não faltava muito para ter de largar a boleia do Emerson. Isso acabou por acontecer na descida íngreme após passar ao pé da meta a primeira vez. 

Ainda o tentei manter em linha de vista, mas o melhor que consegui fazer foi apanhar a boleia de outro corredor que passou por mim. Consegui ir com esse corredor até ao quilómetro 5 e nessa altura ele destacou-se juntamente com outro corredor cerca de 20 metros à minha frente. Nessa altura só pensei em não perder mais lugares e manter aquele lugar até ao final. Quando chegámos à subida final no início do quilómetro 7 vejo que um deles começou a descolar, então dei tudo na subida, como subo relativamente bem para alcançar o corredor que estava a ficar para trás, depois logo se veria na curta descida até à meta. Quase a chegar ao topo apanho aquele que tinha ficado para trás, e ele nem esboça reação para me seguir. Bem, o outro estava 2-3 metros à minha frente, é sempre a descer, não é a minha especialidade, mas era o esforço final. Ainda fui a tempo de o ultrapassar e valeu a pena pois era do meu escalão e ainda consegui melhorar uma posição.

Acabei por ficar em 7º lugar no meu escalão com 30m47s de prova, mesmo assim perdi um pouco mais de 1 minuto para o Emerson que ficou em 5º lugar do meu escalão. Quando comparei com a prova de há 3 anos atrás fiquei surpreendido porque tinha melhorado em mais de 1 minuto, o que achei estranho porque não me sinto mais forte que naquela altura. Depois olhando com cuidado reparei que o percurso foi ligeiramente encurtado em cerca de 500 metros, ou seja realmente não fui tão rápido como era espectável, no entanto foi um bom tempo final.

Sem comentários: