segunda-feira, janeiro 30, 2023

Beast in Black - Lisboa

Primeira novidade para este concerto, o novo espaço do Lisboa ao Vivo (LAV), por acaso antes de sair de casa, fui ao google maps ver o melhor caminho para o LAV, e nessa altura apercebi-me que o sítio não era o mesmo do pré pandemia. Fui confirmar no bilhete e realmente o local tinha mudado. Ao entrar no armazém senti que estava quase no velho LAV, o espaço era muito idêntico, fui então para a parte de cima para ver o concerto de uma forma mais desafogada. Uma coisa que não gostei no novo espaço foi a acústica, ou então a mesa de som não soube ajustar o som, pelo menos do lado de cima o som estava com muito ruído.

Quando olho para o palco reparo na tela de fundo com logotipo dos Firewind. Como este era o primeiro concerto da tour, e na página nos Beast In Black a informação estava lá mas não muito visível, não tinha conseguido perceber se havia alguma banda de suporte. Foi uma bela surpresa sem dúvida, os Firewind são uma banda com mais de 2 décadas de existencia e apesar de não serem uma banda que move multidões, é uma banda que ouço com alguma frequência, e para mim, foi um óptimo bónus tê-los como banda de abertura. O facto de serem uma banda que foi mudando frequentemente ao longo dos anos, só se mantendo o guitarrista e o baixista pode ser uma das razões que os impediu de terem outro estatuto. Quanto ao concerto vou destacar o guitarrista e o baterista, que grandes 'animais' no bom sentido da palavra, ambos eles atraem a atenção de quem está a ver o concerto, virtuosos e chamativos. Infelizmente o som não era o melhor como já referi, e algumas músicas pareciam distorcidas com um som algo diferente para pior. Boa banda, boas músicas, mau som para abertura.


Firewind Setlist Lisboa ao Vivo, Lisbon, Portugal, European Tour 2023

Avançando para os Beast In Black estava com muita expectativa para o concerto, não fosse uma das bandas que mais ouço nos últimos anos, gostando de quase todas as músicas. Talvez por isso tenha ficado um bocadinho desiludido com o concerto, faltou ali qualquer coisa, conexão entre músicas, interacção com o público, harmonia do som, houve ali qualquer coisa que me fez sentir que não foi um grande concerto. Sendo o som dos Beast In Black algo sintetizado era interessante terem um teclista na banda ao invés do som sair já 'fabricado' de um sintetizador, e daría oportunidade para novos arranjos ao vivo. Gosto imenso do género musical, num concerto tem tudo para funcionar bem pois é uma música alegre, dinâmica, diria que até dançante. Mas foi um concerto bem conseguido de qualquer forma, e fico com vontade de ver a evolução da banda pois creio que ao vivo vai ainda melhorar muito. E visto que prometeram voltar com mais regularidade a Portugal, espero que cumpram a promessa e não seja preciso esperar 7-8 anos para os voltar a ver ao vivo.



Beast in Black Setlist Lisboa ao Vivo, Lisbon, Portugal, Dark Connection Tour 2023

Sem comentários: