quarta-feira, janeiro 29, 2025

Troféu de Oeiras - Queluz de Baixo

No passado fim de semana voltei ao troféu de Oeiras, à etapa de Queluz de Baixo. Esta é uma etapa que já a faço pela terceira vez e já tenho algum conhecimento da mesma. Dureza quase toda concentrada na parte final, com uma das piores subidas do troféu, a subida da fábrica da pólvora.

Tenho continuado a treinar por isso queria fazer um bom tempo, ou seja, algo perto do que normalmente faria. O arranque é sempre rápido nesta prova pois começa numa descida acentuada, mesmo que não consciente é um arranque rápido. Depois tem um falso plano, ligeiramente a subir, aí tentei pôr-me atrás de alguém grande para me poupar, visto que estava algum vento frontal. Voltar a descer bastante e pouco depois dos 4kms de prova começar a subir aquela infernal subida. A pior parte é entre os 4,5kms e os 5,3kms de prova, mesmo muita gente a andar o que não deixa de ser impressionante aquele nível ver pessoas nem a conseguirem fazer um pequeno trote.

Chegado o topo da subida fazer parte do falso plano outra vez mas agora a descer, subida curta de 300 metros mas dura e descer, descer, descer até à reta da meta. Pouco antes da reta da meta a descer sou ultrapassado por dois corredores. 


Mal começa a subida acelero para os tentar apanhar, um deles passei e nem dei hipótese de resposta, o outro acelerou quando me viu a ultrapassar o primeiro e conseguiu resistir, precisava de mais 20 metros a subir para o apanhar. Acabei no 16º lugar do meu escalão com o tempo de 32m01s, pouco mais de 20 segundos a mais que o ano passado, por isso fiquei satisfeito, senti-me bem ao longo de toda a prova, nunca senti que tivesse perto de rebentar, e o tempo final foi praticamente igual ao do ano passado.



segunda-feira, janeiro 27, 2025

E aí vão 19 anos

Feliz aniversário querido blog, sei que te devia dar mais carinho, sei que devia estar mais atento a ti, mas com esta idade já tens capacidade para andar por ti próprio e não dependeres tanto de mim. Isto seria o que diria a um jovem adulto de 19 anos, infelizmente para um blog o carinho e atenção tem de ser constante pois ele é uma extensão de nós próprios.

Continuo a atrasar um pouco a publicação dos meus posts, no entanto tenho conseguido estar de pedra e cal e continuo a não deixar cair o blog. Primeiro porque me dá prazer escrever e mais importante que isso tudo dá-me muito prazer recordar, e o que escrevo aqui são as minhas memórias, as minhas vivências. E enquanto sentir isto este blog continuará bem vivo a contar a Minha Visão do Mundo.

quarta-feira, janeiro 08, 2025

São Silvestre da Amadora

Mais um ano e a tradição cumpriu-se, última prova do ano é sinónimo de São Silvestre da Amadora. O objetivo para este ano era simplesmente conseguir fazer abaixo de 45min, de modo a ser elegível para a caixa sub45 nas próximas provas de 10kms. Apesar de andar a treinar mais regularmente no último mês, a última prova que tinha feito de 10km tinha sido uma desgraça, onde tinha demorado mais de 50 minutos, por isso a minha confiança estava moderada.

Saí a um ritmo forte mas confortável e ao fim do primeiro quilómetro estava com 4m10s, tendo em consideração que metade da subida estava feita, o tempo era ótimo. Segundo quilómetro a 4min36s e a subida estava toda feita, apesar do segundo quilómetro ter sido bem mais lento a subida também é mais agressiva e eu sentia-me bem, era apertar agora na parte mais fácil. Cheguei a meio da prova com cerca de 21m50s, faltando só uma parte dura, a subida dos comando, tinha uma boa margem para acabar abaixo dos 45min.

A subida dos comandos foi feita a um ritmo bom para a sua dureza, ultrapassando vários corredores. O meu maior pecado nesta prova foi a seguir à subida dos comandos, naquele percurso que é até ligeiramente a descer até ao centro da Amadora quando se apanha a subida da linha do comboio, nunca consegui impor um ritmo forte e sofri para não ser ultrapassado por mais corredores. Aquele 7º quilómetro deveria ter sido feito quase a 4min/km e demorei 4m27s, aqui perdi alguns segundos pouco justificáveis.

Após a subida do comboio, voltei a conseguir manter um bom ritmo até ao final, quase sempre a descer e consegui soltar-me e ir a um bom ritmo até ao final. No final ainda forcei um bocadinho de modo a acabar abaixo dos 44min. Esta prova comprovou que estou a conseguir melhorar o meu ritmo apesar de só ter voltado a treinar melhor há pouco tempo, mas acredito que ainda vou conseguir melhorar bastante. Se algum dia vou voltar a fazer os 10km abaixo dos 40min, acho difícil, ou pelo menos requererá muito mais treino, mas ainda tenho muito para melhorar.