quarta-feira, novembro 29, 2023

Estágio Taekwondo

Desde 2018, pré pandemia ainda, que não ía ao estágio de taekwondo. Poucas pessoas têm-se mantido ao longo dos anos (o primeiro ano que fui ao estágio foi 2011), no entanto o espírito mantem-se e isso muito se deve ao mestre Paulo Diniz, que desde já lhe dou os parabéns por formar um grupo com valores tão fortes, mas também por ter comemorado 30 anos de Taekwondo.

Este ano talvez tenha sido o ano fisicamente menos desafiante, mas isso é o que menos importa, o que realmente importa é o convívio e a aprendizagem. A caminhada do estágio começou com 15 minutos de silêncio, e nesse tempo deveríamos refletir, pensar em 3 verbos que nos definissem como pessoas, que definissem o nosso propósito. Os meus 3 verbos foram:
  • Lutar - porque a vida é cheia de desafios, de momentos maus (e atravessei uma fase complicada por isso esta palavra me veio à cabeça com naturalidade), de adversidades, logo temos de ter a força para lutar contra eles e seguir em frente.
  • Resistir - porque nem sempre é fácil superar os problemas, eles tendem a deixar marcas, podem levar-nos a desanimar, e por isso tenho de ser resistente e aguentar até a tempestade passar.
  • Evoluir - depois da tempestade vem a bonança, e temos de tirar as nossas lições da tempestade pela qual acabámos de passar, sim iremos cometer novamente erros, mas que sejam novos erros e não voltar a cometer os erros do passado.

Mais uma vez todos fizeram-me sentir parte do grupo, se calhar conhecia menos de metade das pessoas que lá estava, no entanto era como se treinasse com eles todas as semanas. O meu obrigado em primeiro lugar ao Nuno por mais uma vez proporcionar-me a participação no estágio, mas também a todos eles, os que conhecia melhor, os que conhecia mais ou menos e os que nem conhecia, pela simpatia, companheirismo e por me fazerem sentir como um deles.


Sem comentários: