segunda-feira, fevereiro 10, 2014

Duatlo das Lezírias

Lembrava-me de há uns anos atrás ter visto umas fotos do Henrique Coelho durante o Duatlo das Lezírias em que ele estava totalmente coberto de lama, e se nos últimos anos não tenho conseguido ir a este duatlo este ano estava planeado logo desde o início porque tinha alguma curiosidade.

Apesar de não andar a treinar regularmente, devido a dores abdominais, achei que era mais uma prova e que bem ou mal lá a iria concluir. Quando chego ao local da prova vi logo que a coisa não ia ser assim tão fácil, chuva forte e pior que isso rajadas de vento que se fosse enfrentado de frente não ia ser brincadeira.

A primeira parte da corrida nem foi mau de todo, apesar das dores constantes fiz os 6km em cerca de 26 minutos, não é dos meus melhores tempos mas nada que me envergonha. Neste pequeno circuito apercebi-me logo que no regresso o vento estava realmente forte e tentei sempre abrigar-me num grupo de atletas para poupar um pouco.

Começa a bicicleta e ainda consegui sair relativamente cedo do parque. Os primeiros quilómetros eram sempre feitos contra o vento com uma chuva chata e constante, nessa altura consegui mais uma vez apanhar diversos grupos para me ir abrigando do vento. Mas o vento era tanto que quando invertíamos a direcção a velocidade chegava a duplicar, só pelo facto de deixarmos de estar contra o vento.

Entramos então na malfadada zona de lama, não sei precisar com exactidão mas deveriam ser 4 kms a andar em lama tão funda que às vezes até os pedais roçavam no chão, poças que chegavam aos pés, e a chuva continuava...um verdadeiro tormento.

Conclui a 1ª volta (15km) com 55 minutos, nessa altura pensei pela primeira vez em desistir, se a prova acabasse ali até tinha dado para disfarçar as minhas debilidades físicas, pode parecer muito tempo para 15kms mas até não tinha sido nada mau dadas as condições climatéricas.

Começo a apanhar um fortíssimo vento de frente, e sem estar em grupo não conseguia andar a mais de 8-10km/h, até desejei chegar à zona da lama onde apanhava o vento pelas costas. Nesta altura estive mesmo por um fio de dar meia volta e acabar ali a prova, sentia-me vazio, cheio de fome porque não ia preparado para uma prova tão dura e tão longa, e as dores abdominais cada vez me atormentavam mais, mas mais vale partir que vergar e enquanto não caísse para o chão o caminho era em frente.

Ao dar uma curva a 90º vejo o Pre a aproximar-se decidi esperar por ele a ver se apanhava a 'boleia'. Ele chega ao pé de mim e durante 1-2 minutos ainda tenta puxar por mim e eu tento seguir com ele, mas acabei por lhe dizer para ir em frente que eu estava demasiado debilitado e ia só dar cabo da prova dele.

Novamente na zona de lama, parecia que tinha descido ao inferno, tive de apear umas quantas vezes e ir a 'correr' ao lado da bicicleta, com lama pelos tornozelos, estava tão cansado que não conseguia manter o equilibrio em cima de bicicleta e ia caíndo umas quantas vezes. Acabei a 2ª volta com 1h30m para se ter a noção da quebra física que tive.

Finalmente a parte da corrida outra vez, agora já não ia desitir, por muito cansado que tivesse, já sentia fortes dores também nos joelhos devido ao esforço (ainda hoje sinto), tinha de me arrastar até ao à meta. Se os primeiros 6kms fiz em 26 minutos estes 3kms fiz em 21 minutos, o meu cansaço era mais que evidente.

Tenho de dar os meus parabéns ao Pre pela brilhante prova que fez, e apesar de não lhe ter dito o facto de ele ter chegado ao pé de mim foi um dos motivos que ajudou a que eu não desistisse da prova, porque se ele ia conseguir concluir a prova eu também iria conseguir nem que tivesse de arrastar o meu cadáver até à linha de meta. Os resultados finais podem ser vistos aqui.


Sem comentários: