quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Preparar colonoscopia e colonoscopia

Este post tem de começar pela típica frase readers discretion is adviced (avisam-se os leitores mais sensíveis), pois não vou ser meiguinho nas palavras. Tudo começou com umas dores abdominais que tenho tido, e como já ia nisto há mais de um mês decidi ir ao a uma consulta de gastrenterologia. Após uma consulta preliminar o médico não detectou nada de anormal à apalpação intestinal, mas em todo o caso decidiu fazer uma fibrosigmoidoscopia, que basicamente é uma colonoscopia mas muito menos invasiva pois analisa só o cólon esquerdo que é onde tenho sentido dores.

A preparação para a colonoscopia 
Apesar de não ir fazer uma colonoscopia o médico decidiu que deveria fazer a preparação como se fosse para uma colonoscopia (e a boa hora o fez) de forma a que o intestino estivesse o mais limpo possível. Apesar do médico ter dito que poderia fazer meia preparação, acabei por fazer a preparação total, pois quem faz meia também faz a total (e a boa hora também o fiz) e assim não corria o risco de ter de repetir o exame por o intestino não estar limpo o suficiente.

A preparação para uma colonoscopia pode ser encontrada em diversos sítios (aqui, aqui e aqui por exemplo) e apesar de pequenas divergências existem algumas regras base:
  • No penúltimo e antepenúltimo dia antes do exame não comer nada que tenha digestão mais demorada como: frutos secos, leguminosas, hortaliças, cereais ou casca de frutas. Nestes dias ter também refeições mais leves.
  • Último dia só de líquidos e não comer ou beber nada nas 6 horas antecedente para o caso de ser necessário anestesia.
Esmiuçando um pouco mais o que me aconteceu no último dia porque para mim foi a parte mais complicada desta história toda. O meu pai, que já fez uma colonoscopia, avisou-me que deveria por férias no dia da colonoscopia porque a preparação do último dia era um bocado 'complicada', e assim o fiz apesar de pensar que o ia fazer só por descargo de consciência.

A minha fibrosigmoidoscopia estava marcada para as 18h, almocei no dia anterior e durante a tarde não comi mais nada. Fui jogar a minha futebolada semanal e escusado será dizer que quando cheguei a casa às 22h estava esganado de fome. Entra então a parte dos líquidos e do Moviprep que é um laxante. Poderia comer 3-4 tostas com doce, que seria a minha última dieta sólida antes do exame, com 1 litro de Moviprep, seguido de pelo menos 1 litro de outro líquido como água ou chá. Dizem a maior parte das pessoas que beber 1 litro de Moviprep é muito custoso, da minha experiência não me custou, é igual a beber sais digestivos como Eno, e como não tenho problemas em beber líquidos sem sede isso também não foi um problema, e além disso também dava para enganar a fome.

Em 30 minutos lá foi o Moviprep e agora era pelo menos 1 litro de chá, este já demorou mais tempo porque já devia ter o estômago cheio e beber mais de 2 litros de líquidos em uma hora não é propriamente normal. Como me disseram que o Moviprep ia provocar uma diarreia quase instantânea ainda estive acordado até à 1h da manhã, fui à casa de banho mas a vontade não era muita nem sequer era em forma de diarreia. Às 3h30m acordo e aí foi correria até à casa de banho como se o Mundo fosse acabar, 10 minutos de feroz sonoridade na casa de banho volto para a cama preparado para terminar o meu sono de beleza. Não...nem 2 minutos depois de me deitar nova correria para a casa de banho e aí a diarreia passa de semi-líquida para totalmente líquida, o que era o esperado acontecer antes do exame. Volto à cama e desta vez sim para dormir mais umas horinhas.

Às 7h da manhã a segunda ronda, repetir o processo, mais 1 litro de Moviprep e 1 litro de chá. Posso dizer que nas 2 horas seguintes o tampo da sanita não arrefeceu, não sei quantas vezes fui à casa de banho mas estive lá sem dúvida mais de 80% do tempo. Já pensava para mim - "De onde vem tanta merda!?!?". Daí até as 17h, hora que saí de casa, foi uma fominha, ui...era mascar pastilha, derreter rebuçados na boca, todo o truque permitido para enganar a fome, só pensava em comer um rodízio quando saísse do exame.

A colonoscopia
Como o exame iria ser uma simples fibrosigmoidoscopia, o médico decidiu não usar anestesia, ia ser um procedimento simples de 10 minutos. Agora entra a parte que normalmente melindra a nossa masculinidade - vão enfiar-me um tubo pelo cu acima - bem devo dizer que esse procedimento é algo idêntico a tomar um supositório, por isso não é nada demais, basicamente é colocado um tubo no ânus pelo qual é passado então a câmara para visualizar o intestino, então porque raio normalmente se leva anestesia? O problema é que o intestino naturalmente está colapsado e é necessário injectar ar para passar a câmara, e isso vai provocar cólicas.

Logo no início do exame o médico detectou um pólipo que com a minha idade não deveria estar lá. Depois de umas breves palavras ele disse que iria avançar mais visto eu ter feito a preparação total e o intestino estar bastante limpo, então uma fibrosigmoidoscopia de 10 minutos passou  a ser uma colonoscopia de 30 minutos...sem anestesia. Tudo corria bem até chegarmos à entrada do intestino delgado, apesar das cólicas as dores eram suportáveis. Nessa altura é que a coisa complicou a válvula entre os intestinos não estava com vontade de abrir e durante mais de 5 minutos o médico tentou passar a câmara porque era importante ver a mucosa intestinal. Depois de muito ar colocado dentro do intestino e dores já bastante significativas lá conseguiu aceder ao intestino delgado, estava tudo bem.

Altura de voltar ao início do intestino e remover o pólipo, nessa altura parecia um balão a perder ar, a minha zona abdominal deve ter reduzido para metade do tamanho, e que alívio foi. Mesmo assim as dores que senti quando tive a apendicite e o sofrimento que tenho em provas mais longas ultrapassa as dores que senti na colonoscopia, é nestas alturas que percebo realmente, por comparação, que o sofrimento de uma prova pode ser superior ao sofrimento de um exame que normalmente é feito com anestesia.

Durante a hora seguinte ao exame nem me lembrei da fome ainda estava com cólicas que só aliviavam comforme ia libertando o ar que ainda tinha no intestino (termo técnico para peidar). Agora é só voltar a regular o intestino, estou hoje a tomar Imodium, apesar do médico dizer que não era necessário que ia voltar à normalidade progressivamente mas hoje precisava de vir trabalhar, por isso não podia passar a vida na casa de banho como passei ainda esta noite. Vamos então esperar pelos resultados à biopsia ao pólipo.

3 comentários:

Ana disse...

Olá Tiago, tenho agendada uma colonoscopia para daqui a uns dias e agradeço imenso o testemunho
:D nada de melindrices, é um assunto completamente normal e é bom que seja falado assim! Fiquei um bocadinho mais descansada até, pois a minha vai ser com sedação.
Obrigada mais uma vez :)
Ana

Kiran disse...

Essas diferenças entre o Português Europeu e o que se fala no Brasil tornam muito leve e, por que não dizer, divertida a leitura do texto além de nos desencanar a respeito da realização desse exame tão necessário e ainda assim tão cercado de tabus!

Unknown disse...

Eu fiz uma colonoscopia mas meu intestino nao tava limpo adeqado pra o exame tem q repetir o exame