segunda-feira, janeiro 20, 2014

Duatlo do Jamor 2014

É a 2ª vez que participo neste duatlo, e se tive a sorte de fazer as únicas 2 edições em que não choveu durante a prova, desta vez as chuvadas dos dias anteriores ao duatlo tornaram os trilhos quase intransitáveis. O duatlo do Jamor tem esta particularidade, dada à altura do ano em que se realiza e ao tipo de terreno, facilmente apanhamos verdadeiros rios de lama.

Alguém me deve ter rogado uma praga, pois mais uma vez estava doente, com febre nos dias anteriores à prova, o que já aconteceu nas últimas provas que participei ou que nem consegui ir participar, mas como esta era uma prova que para mim era só para rolar, que não tinha nenhum objectivo específico, de início de ano, fui fazer na mesma sabendo que não estava nas melhores condições.

A primeira parte da corrida saí bem, mas comecei a sentir-me cansado rapidamente e via muita gente a passar por mim, quando olho para o relógio tinha feito o primeiro quilómetro abaixo dos 3m30s, não admira que estivesse a sentir que ia fora de ritmo. Meti o meu ritmo, sabendo que a seguir tinha de motar a bicicleta e que esse era o meu calcanhar de Aquiles, por isso não convinha moer muito na corrida. Acabei os 5 quilómetros de corrida com cerca de 22 minutos o que é bastante bom dado o percurso desnivelado, tendo sido o 157º entre 287 atletas.


Comecei a parte da bicicleta a um ritmo moderado, sabia as dificuldades do percurso, e sabia que apesar da curta distância a rondar os 15kms, iria estar em cima da bicicleta cerca de 1 hora. A primeira parte do percurso é difícil, mas é transitável, por cima do estádio nacional temos algumas partes de empedrado e a terra é mais arenosa, com alguma folhagem no chão que torna o trilho mais transitável. A parte final já é bem mais complicada, a subir é impossível de ser em cima da bicicleta, aliás mal me conseguia equilibrar fora da bicicleta, a lama fazia-me escorregar tanto que era dificílimo avançar para a frente, e a descer basicamente era ir a deslizar por cima da lama, difícil controlar a velocidade porque mesmo com as rodas bloqueadas deslizávamos como um snowboarder na neve. Ainda vi quedas, mas o único mal que fazia era ficarem cobertos de lama. Acabei por fazer o 212º da bicicleta, mais uma vez era um dos tempos mais modestos.

Na 2ª parte da corrida apesar de já muito cansado e da distância ser curta ainda consegui ultrapassar 5 atletas, um deles ainda me veio a apoquentar quase todo o percurso e já no final na pista de tartã comecei a ouvir os passos dele a acelerar e a chegar ao pé de mim, obrigou-me ainda a um sprint nos últimos 100 metros e só descansei quando ouvi - "Sacana...ainda tinha pernas!". Acabei com 150º tempo nesta segunda parte da corrida. O meu resultado final foi a 197º posição com o tempo final de 1h36m24s, ficando como 2º melhor da equipa em 5 representantes que tínhamos, contribuindo ainda assim para a classificação por equipas. Todos os resultados podem ser vistos aqui.

Sem comentários: