segunda-feira, janeiro 13, 2014

Lo Imposible

Devo dizer que cada vez vejo menos filmes e mais sérias, se calhar porque a industria do cinema cada vez se divide mais em duas áreas os blockbusters e as "obras primas" chatas candidatas aos óscares. Os blockbusters porque são máquinas de fazer dinheiro, são os mais vulgares, mais anunciados, mais esperados mas ao mesmo tempo os mais desprovidos de algum conteúdo. As "obras primas" porque há sempre alguém à procura da sua perfeição cinematográfica e da fama dos óscares.

Este fim-de-semana vi um bom filme Lo Imposible (O Impossível), que neste caso até me admira não ser um filme de óscares, porque tem todos os condimentos para isso, mas ao mesmo tempo não é um filme morninho onde a acção é pouca ou nenhuma. Se calhar por ser uma produção Espanhola e não uma típica produção 'Hollywoodesca', mas pronto é a minha opinião, e acho também que a nota do IMDB não representa nada o valor do filme. Outra coisa que me agrada neste filme é o facto de ser baseada em factos verídicos, apesar de achar que devem ter havido ali umas pequenas adaptações, para conseguir tornar os factos num filme com uma estrutura sólida.

Gostei especialmente da recriação dos cenários, não sei se foram totalmente digitalizados, se são de imagens reais trabalhadas, o facto é que os cenários são incrivelmente realistas e detalhados com pormenores deliciosos. Quanto aos actores acho que as representações são magníficas, desde os adultos às crianças, conseguem transmitir sentimentos através de expressões faciais, através de pequenos gestos e actos sem que tenham de dizer uma palavra, e isso para mim é que é um grande actor, alguém que transmite sensações, que nos consegue transportar para a sua situação e nos faz viver o filme como se nós estivessemos no papel daquela personagem.

Agora um pequeno à parte, enquanto estava a ver a representação do Ewan McGregor pensei -  "Que belo James Bond estava aqui!" - bem sei que ele é apenas 3 anos mais novo que o Daniel Craig, e quando este terminar o seu período como James Bond, dificilmente o Ewan McGregor ainda estará dentro da janela etária para fazer de James Bond. Mas gostava de o ver nem que fosse em um filme no papel de James Bond, creio que era capaz de voltar a dar um perfil mais clássico e ponderado à personagem e ao mesmo tempo não perder toda a virilidade que imposta pelo Daniel Craig.

Sem comentários: