sexta-feira, junho 26, 2015

Review Garmin Forerunner 920XT

Já há três anos que faço triatlo e começava a sentir falta de algo que, primeiro me ajudasse a analisar o meu desempenho durante e depois das provas, segundo que me ajudasse a planear e a perceber em que ponto estava o meu treino.

Até agora tinha usado como auxílio o Garmin etrex 30, que é um excelente dispositivo mas cujo objectivo não é bem o do triatlo, é óptimo para viajar de bicicleta, programar voltas, orientação, etc, mas que não é nada porreiro no que toca a análise de dados. Para não falar que andar com aquele trambolho na mão durante uma prova não é nada prático, até era conhecido pelos meus amigos como o gajo que andava nas provas com um mega GPS na mão.

Depois de analisar alguns modelos percebi que a diferença de preços entre eles era mínima para um conjunto de características, ou seja, o valor estava directamente relacionado com funcionalidades e não com marcas. Devido a isso acabei por escolher um Garmin, já conhecia a marca e sei que em questão de fiabilidade é brutal, e além disso muitos dos meus colegas de equipa têm diversos modelos da Garmin e todos estão contente, logo a minha escolha foi um Garmin Forerunner 920XT.


Prós:
  • Duração da bateria, mesmo usando GPS para os treinos diários basta carregar 1 vez por semana durante cerca de 3h;
  • Grande quantidade de apps que nos possibilitam uma enorme personalização do dispositivo, desde visores de relógio, múltiplos ecrãs por cada desporto com diversas disposições, configurar o multi-desporto com diversos desportos pela ordem que quisermos;
  • Companheiro virtual / corrermos contra nós próprio para segmentos que já fizemos;
  • Programação de treinos com intervalos de tempos e/ou  intervalos de distâncias;
  • Estatísticas realmente importantes, especialmente conjugadas com a banda peitoral que está longe de tornar o relógio num simples frequencímetro;
  • O site da Garmin que está bem organizado com imensa informação sobre os treinos e estatística relevante;
  • Precisão do GPS mesmo em provas de mar, em que o GPS está depois de  água
  • Na piscina funciona bastante bem, não funcionando com GPS mas sim com o acelerómetro (creio eu), detectando bem o número de braçadas, metros e até o estilo em que se está a nadar.
Contras:
  • Continua a irritar-me o facto de não conseguir aceder aos ficheiros GPX no computador através do sistema de ficheiros, é sempre obrigatório descarregar para o site da Garmin e só depois obter os GPX;
  • Experimentei a APP com um tablet e um telemóvel Samsung com cerca de 1 ano (sistema android) e nenhum deles suporta a ligação ao Garmin Forerunner 920XT atravé de bluetooth;
  • Pouca exactidão do sistema activity tracking

Sem comentários: