segunda-feira, junho 09, 2014

BES Run - Lisboa

Não estava com muita vontade de ir até Lisboa para fazer esta corrida, no dia seguinte tinha o triatlo de Oeiras e estava com medo de ir às duas provas e arruinar as duas. Acabei por me mentalizar e ir ver o que dava, visto que novamente ia sair no último bloco de partida, com imensa gente à minha frente e provavelmente ia perder imenso tempo no início, não estava com nenhuma expectativa.

Passado os 2 primeiros quilómetros, 7m50s, não tinha perdido assim tanto tempo a passar a confusão inicial mas ainda estava muito no início, tantas vezes quebrei depois de bons quilómetros iniciais por isso não esta ainda entusiasmado. Nesta altura o vento estava de frente, tentei não me desgastar muito, protegendo-me atrás de outros atletas, esperar para dar a volta no sentido contrário e dependendo do tempo nessa altura, ver o que poderia tirar da corrida. Após a viragem, passagem aos 5 quilómetros, 19m45s, além de não ter quebrado até tinha ganho mais 5 segundos, mesmo com o vento de frente.

Nessa altura acelerei um pouco, comecei a passar diversos atletas e estava a sentir-me muito bem, não estava com aquela sensação de a qualquer altura poder estoirar porque estava acima do meu ritmo, e isso acima de tudo foi o que me fez pensar que podia desta vez baixar dos 40 minutos. Aos 8km estava com 31m35s, continuava a ganhar tempo, agora era quase certo que ia conseguir chegar abaixo dos 40 minutos, nem precisava de puxar muito mais.

No 8º quilómetro voltei a controlar um pouco o esforço, preparando-me para o último quilómetro que era ligeiramente a subir, este foi o meu quilómetro mais lento de toda a prova. Faço a viragem na Praça do Comércio, faltava um quilómetro, agora era sprintar e sofrer até ao final. Passei uma dezena de atletas nesse último quilómetro, apesar de ser a subir foi o meu quilómetro mais rápido da prova. No final um sprint na recta da meta e uma enorme satisfação por ter conseguido um objectivo que nem me tinha passado pela cabeça antes da prova começar.

Dados da minha prova:

  • Tempo final: 39m27s
  • Tempo médio por quilómetro: 3m57s/km
  • Velocidade média: 15,21km/h

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa prova !
Qual a tua pulsação em provas de corrida? Levas banda?

Tiago Sousa disse...

Já há algum tempo que não corro com banda, mas normalmente não consigo fazer pulsações muito altas, rondo as 170-175 durante toda a corrida não tendo grandes oscilações.