Esta prova veio como preparação para a ultra maratona do Atlântico, contudo pelo que me disseram este areal é muito mais plano o que torna tudo muito mais fácil, não podendo ser um bom ponto de comparação. De qualquer modo sempre deu para treinar a corrida em areia que é uma boa dificuldade adicional.
Os 2 primeiros quilómetros ainda consegui ir com o Rui, mas o ritmo estava a tornar-se desconfortável e como ainda era uma meia maratona decidi não embarcar em loucuras maiores e deixei-o ir (ele acabaria no 11º lugar por isso veja-se o ritmo). Até aos 8 quilómetros fui integrado num grupo de 4 corredores, nessa altura apercebi-me que tinha puxado demais e que se não conseguisse controlar o cansaço a coisa ia dar para o torto.
Ao fazer a viragem a metade da prova ainda ia com um tempo bastante bom pouco acima dos 47 minutos o que me daria um tempo final a rondar 1h35m, mesmo muito bom considerando que o piso era areia. O problema era que o vento agora era de frente e como ia sozinho ia a fazer o esforço todo. Quando fui apanhado por um grupo aí consegui descasar um bocado abrigando-me do vento, mas com o decorrer da prova cada vez me sentia mais cansado e acabei por ser incapaz de seguir com o grupo.
Outra coisa que nunca me tinha acontecido, e que aí sim foi um bom teste e aviso para a ultra, foi o consumo de água, fartei-me de beber e de despejar água sobre mim, ao ponto de até correr com a garrafa na mão eu que normalmente me desfaço rapidamente das garrafas depois de um golinho e de despejar um pouco sobre mim. Os últimos 3 quilómetros então e que foram a tortura total, já com a meta a vista parecia uma miragem que cada vez se afastava mais, só via corredores a passar por mim e eu quase a paralisar. Acabei super desgastado mais ainda no lugar 49 sendo outra vez o 22º do meu escalão com o tempo de 1h42m39s.
Dados da minha prova:
- Tempo final: 1h42m39s
- Velocidade média: 12,33km/h
- Tempo médio por quilómetro: 4m52s
Sem comentários:
Enviar um comentário