quinta-feira, outubro 07, 2010

Frequencímetro no treino

Ultimamente tenho variado um pouco o meu treino e por isso senti a necessidade de comprar um frequencímetro de modo a poder medir instantaneamente a minha frequência cardíaca. No treino que costumava fazer, dito treino em esforço crescente, que é um treino mais tradicional onde o objectivo é ir aumentando a carga/esforço ao longo do treino não sentia a necessidade de ter o frequencímetro, pois o objectivo era dar sempre mais um bocadinho que no exercício anterior.

O treino que tenho feito nos últimos tempos, em conjunto com o treino anterior, é um treino por picos, em que o objectivo é ter durante 45-50 minutos 3 picos de esforço seguidos de 3 recuperações. Neste tipo de treino é importante o frequencímetro para se conseguir avaliar se o pico está efectivamente a ser bem feito e estamos a alcançar o nosso limite. Mas mais importante ainda é avaliar a recuperação de forma a que esta seja efectiva, e o corpo esteja preparado para o pico de esforço seguinte.

Existem frequencímetros desde 25€ até 300€ em que a precisão vai aumentando, mas o que realmente encarece é o aumento das funcionalidades havendo alguns que por exemplo dão a altimetría, o que é interessante para quem corre ou anda de bicicleta em terrenos acidentados. Se é só para medir a frequência cardíaca um de baixo custo é o suficiente.

Sem comentários: