quarta-feira, abril 17, 2019

Triatlo longo de Setúbal

Depois da minha última lesão pouco consegui treinar para este triatlo, por isso o objectivo seria simplesmente desfrutar da prova sem grandes metas a cumprir. E tentar não sofrer em demasia, pelo menos no meu optimismo inicial. O meu maior medo era que tivesse vento, felizmente o dia esteve bastante bom para a pratica de desporto, tirando uma pequena chuva ao inicio do dia que tornou o percurso de bicicleta um bocadinho mais perigoso, tudo o resto estava óptimo.

Comecei por fazer uma coisa que nunca se faz, utilizei pela primeira vez o meu novo fato isotérmico, só o tinha experimentado fora de água e nunca tinha feito um único treino com ele. Fiquei logo danado quando reparei que tinha um pequeno corte numa perna, primeira utilização, primeiro dano, que raiva. Bem, o segmento de natação posso dizer  que me correu bastante bem, até à primeira bóia, a favor da corrente, íamos a voar dentro de água. Quando virei a bóia a corrente era claramente forte, a solução era encontrar uns bons pés e poupar forças. Tive sorte e encontrei os pés ideais, fui atrás de outro nadador a poupar forças durante mais de 1 quilómetro, ainda houve uma altura que pensei em passar para a frente porque parecia que o ritmo podia ser superior, mas mal saí de trás dele para o ultrapassar percebi que ia ser um esforço desnecessário para o ganho que teria, e por isso lá me mantive atrás dele. Depois da última viragem, quando voltámos a estar a favor da corrente e faltavam para aí 200-300 metros para o final, acelerei e ultrapassei ainda meia dúzia de nadadores até à praia. Menos de 36 minutos a fazer 2 quilómetros, sendo que grande parte do percurso foi contra a corrente, não poderia pedir melhor, aliás foi o segmento mais conseguido desta prova.

Entro no parque de transição e tenho a bicicleta no pior sítio do parque, logo mesmo à entrada, ou seja, nem tive tempo para despir o fato totalmente, e depois tive de atravessar todo aquele estreito parque a empurrar a bicicleta e a fazer slalons entre os outros atletas que se estavam a equipar. O percurso de bicicleta começa pela avenida Todi, a atravessar todas aquelas malditas lombas e passadeiras em empedrado, escorregadias e destruidoras de bicicletas. A minha bolsa da ferramenta que já não tinha os velcros muito bons, acabou por cair devido à vibração na bicicleta, e isto aconteceu 4 vezes durante o percurso da bicicleta, obrigando-me a parar para recolocar a bolsa, minutos precisos que poderia ter poupado. Na primeira passagem pela Arrábida percebi que o percurso era duro, já há algum tempo que não andava de bicicleta naquela zona e já não tinha bem a noção, mas de qualquer modo o ritmo não foi mau na primeira hora, estava com uma média de 27,2 km/h já depois de ter passado a serra, arriscando um pouco nas descidas.


Nos dois primeiros abastecimentos não consegui apanhar nada, apesar de ter diminuído bastante a velocidade na zona de abastecimento. Acho que a organização tem de escolher melhor as pessoas que põe no abastecimento, pôr uns escuteiros sem experiência nenhuma em abastecimento não é uma boa solução, inclusivamente houve um miúdo que me ia mandando ao chão porque ao tentar dar-me o abastecimento meteu-se quase à frente da bicicleta. A culpa não é dos voluntários que estão lá de muito boa vontade a ajudar, a culpa é de quem os mete lá sem lhes explicar que não é só agarrar numa garrafa e esperar que um ciclista lhes arranque a garrafa da mão.

Na parte mais plana do percurso pouco depois de sairmos de Setúbal em direcção à Mitrena, acabei por parar num ponte de abastecimento para garantir água e alimentação, visto que já tinha acabado tudo o que tinha levado inicialmente por minha conta. Essa era a zona mais rápida do percurso, a única zona onde compensava ir em pelotão e apesar de ser proibido eram só pelotões a passar por mim. Quando estava quase a chegar à Mitrena passam uns ciclistas por mim, e aproveitei para ir na roda deles, se apanhasse algum árbitro agora seria de frente e por isso conseguia descolar rapidamente sem ser penalizado, já que toda a gente o estava a fazer não vou ser mais santo que os Santos. Ainda foram quase 10 quilómetros a descansar na roda, o ritmo não era muito mais elevado que o meu mas ia a descansar. Na segunda hora de prova fiz média de 30,1 km/h, não é espectacular mas estava dentro do que queria.

Quando saio de Setúbal e apanho a primeira subida em direcção à serra da Arrábida senti que levei com a marreta, parecia que tinha perdido as forças. Aquela segunda incursão pela Arrábida foi no mínimo penosa, minimizar percas ao máximo, e sofrer, sofrer, sofrer. Na terceira hora de prova fiz média de somente 22,3 km/h, que empeno que levei. Até à meta ainda consegui não perder muito mais porque aproveitei bem as descidas para atacar as subidas mais curtas que se seguiam. Fiz média de 27,9 km/h nos pouco mais de 10 quilómetros que me faltavam até à meta, acabando o percurso de ciclismo com 3h23m23s, numa média total de 26,8 km/h, e caída do lugar 221 que saí do segmento de natação para o lugar 453.

Estava na hora de recuperar lugares, o tipo de transição que este triatlo possibilita, faz com que seja super rápida porque não nos temos de preocupar com a bicicleta, entregamos a bicicleta a elementos da organização, vamos até o local do nosso saco, tirar capacete e por ténis de corrida, já está. Na altura do primeiro retorno noto que o Frederico vinha em sentido contrário, mais ou menos 1 km atrás de mim, mas a um ritmo muito mais elevado, sabia que era uma questão de tempo até ele me passar, o que veio a acontecer ainda antes do quilómetro 6. Apesar das muitas ultrapassagens que fiz, ali por volta do quilómetro 8 o joelho esquerdo começou a dar sinal, a partir daí tive de controlar um bocado a passada para diminuir o impacto. Por volta dos 14 kms senti que estava a ficar sem forças, olho para o relógio e já levava os batimentos a 170 o que é perto do meu limite real, fiquei algo preocupado porque ainda faltava 1/3 da prova e eu já estava a entrar no vermelho. Passado pouco tempo olho novamente para o relógio e vejo 180 batimentos/minuto, tenho algumas dúvidas da veracidade e precisão deste valor, mas o meu coração estava sem dúvida já no limite, aí baixei bastante o ritmo, aliás até estive quase para começar a andar, acho que só por orgulho não o fiz.


Dali até ao final fui gerindo o esforço, tentando não quebrar muito o ritmo e consegui os mínimos que era acabar abaixo das 6 horas de prova. No segmento de corrida recuperei da posição 436 até à posição 378, não consegui recuperar tudo o que perdi na bicicleta, porque foi muito, mas não deixou de ser uma recuperação bem interessante. Neste triatlo estive bem no segmento de natação, muito mal no ciclismo (sempre o meu calcanhar de Aquiles) e aceitável no segmento de atletismo. Gostei bastante da prova na generalidade e provavelmente irei voltar a fazê-la.


Sem comentários: