quinta-feira, julho 03, 2014

Economia paralela

Desde que criei a minha empresa tenho tido um cuidado extra no que toca a pedir facturas, se já tinha o hábito de pedir agora é pré-requisito que me passem factura. O que tenho notado é que tirando as grandes superfícies e grandes eventos que não conseguem fugir ao fisco, ninguém tem vontade de passar factura e quando pedimos ainda somos olhados como criminosos.

Restaurantes, estadias em apartamentos, inscrição em provas desportivas e em muito mais situações as respostas típicas são: "Nós não passamos factura.", "Se quiser factura não é este o valor", "Ou paga a conta toda a dinheiro ou não lhe posso passar uma factura total", ou pior do que isso nem obtemos resposta quando fazemos a pergunta.

Por isso é que todos nós depois somos sobrecarregados de impostos, se a evasão fiscal não fosse tão grande todos nós pagaríamos menos impostos e o valor dos serviços e produtos seria mais baixo, enquanto assim continuarmos a maioria vai continuar a pagar mais, para uma minoria que continua a fugir aos impostos, mas a culpa é de todos nós que compactuamos com esta situação, e contra mim também falo, enquanto formos coniventes os criminosos somos nós e os outros é que se andam a rir às nossas custas.

Sem comentários: