segunda-feira, julho 15, 2013

Trip Trail Monte da Lua

Mais uma prova duríssima como qualquer Trail Run, ainda por cima falando na Serra de Sintra que para quem conhece sabe que não há percursos fáceis. O tempo estava óptimo, céu enublado, temperatura amena, mesmo o ideal para correr. O Trip Trail Monte da Lua começou na praia Grande pelas 7h15m, um início calmo, com um terreno fácil e com poucas inclinações.

Ao quilómetro 4 começou a primeira inclinação mais a sério, mas o terreno continuava a ser estradões por isso o ritmo não diminuiu muito e consegui continuar com um bom passo. A primeira grande dificuldade surgiu pouco antes do quilómetro 8, e julgava eu que era o pior que podia apanhar. Inclinações terríveis, com muita lama, musgo nas pedras e folhagem escorregadia, totalmente impossível de correr.

Ao chegar ao topo ao quilómetro 11 ia com cerca de 1h20m de prova, pensava eu que o pior tinha passado e que ia conseguir manter o ritmo. A descida começou logo com o que para mim foi a parte mais perigosa da prova, escorregar de rabo por pedras enormes e super escorregadias, e transformar-me em cabra montanhesa para conseguir chegar a terra firme.

Os quilómetros seguintes foram sempre a descer a alta velocidade consegui manter um ritmo bastante interessante. A descida a chegar ao Cabo da Roca foi mesmo divertida de fazer, começo a sentir-me bastante à vontade com a minha técnica de descida em terrenos mais acidentados.

Ao chegar ao Cabo da Roca tive de parar para tirar pedras dos sapatos e aí começou o meu fim, tive de imediato cãibras nas 2 pernas o que não facilitou nada o recomeço. Entre o quilómetro 19 e 23, que era o local e 2 abastecimentos sofri imenso, um sobe e desce constante onde era difícil correr tanto a subir como a descer, para mim de longe que foi a parte mais complicada da corrida, mesmo que não tivesse o desgaste acumulado que já levava. Tentei ter calma pois sei que com o cansaço a atenção e concentração diminuem, aumentando assim a probabilidade de sofrer lesões e quedas. 

Quase a chegar ao final já depois do quilómetro 24 enganei-me no caminho, lá está a desconcentração, e perdi cerca de 3 minutos e fiz mais uns 500 metros.
Acabei com o tempo de 3h30m40s, desgastadíssimo, e todo arranhado da parte final do percurso onde existia imenso mato denso. Existe uma pequena discrepância na distância, o tracker do GPS deu-me 26,1km e o Stopwatch deu-me 26,8km, não sei qual o que estará certo, ou se inclusivamente a distância certa seja um valor entre estas duas. Concluindo, custou imenso, mas dei o meu melhor e não me posso queixar de nada, lesões, más condições do clima, má forma, desgaste de provas anteriores, etc, tudo estava de modo a que eu conseguisse tirar o melhor de mim. Este foi um belo teste para a maratona, pois o tempo de prova está próximo do tempo que gostava de demorar na maratona.


Sem comentários: