terça-feira, março 12, 2013

Perguntas para entrevistas de informática

Na minha experiência a maior parte das entrevistas de TI segue um determinado padrão. Já fiz dezenas de entrevistas como entrevistador e cerca de uma dezena de entrevistas como entrevistado e é fácil perceber o porque de existir um padrão. Se vais fazer 5 entrevistas numa semana não tens tempo para preparar 5 entrevistas diferentes, além disso seria difícil comparar os 5 candidatos.

Contudo qualquer entrevistador minimamente inteligente vai sempre tirar alguns coelhos da cartola, perguntas que normalmente não faz e que surgem da conversa que se está a desenrolar porque o perfil do candidato orienta para determinadas perguntas. Estas perguntas normalmente são situações mais práticas, problemas da vida real, algo mais específico que decorre da experiência do entrevistador. Se estas perguntas não chegarem a acontecer é porque o entrevistador não é muito aplicado ou então é porque o entrevistado nem tem capacidades para chegar a essas perguntas.

Depois ainda existem 2 tipos de entrevistador, o primeiro que dispara perguntas sobre tudo e mais alguma coisa, sim porque a área de TI tem imensas sub-áreas, o segundo tipo, no qual eu me gosto de inserir, que vê as características do entrevistado e as características da posição para a qual o candidato está a concorrer, e esmiúça o que o candidato diz que se sente à vontade. Já agora um conselho, não mintam no CV, não digam que sabem coisas que não sabem, lá por terem trabalhado 1 mês numa tecnologia não quer dizer que percebam os mecanismos dessa tecnologia, isto é um tiro no pé porque vão ser entrevistados com base no que dizem que sabem e se não souberem vão sofrer - "É mais fácil apanhar um mentiroso que um coxo".

Quanto às perguntas comportamentais da entrevista só posso falar como entrevistado e o melhor conselho que tenho é, manter a calma e a postura. Tudo deve ser bem doseado, não se deve ser arrogante mas ao mesmo tempo mostrar com clareza e convicção os nossos pontos de vista.

Para terminar deixo aqui alguns links que têm perguntas tipicamente utilizadas em entrevistas de TI:

Sem comentários: