terça-feira, maio 15, 2012

Desafio El Bigodon

E à 3ª foi de vez, depois de já termos tentado fazer o percurso para duros entre Lisboa-Olhalvo por duas vezes (aqui e aqui) e por duas vezes termos falhado por motivos distintos desta vez é que foi. A acrescentar ao desafio em si, o Pre fez-nos outro desafio, irmos de bigode para a viagem e daí se ter transformado no desafio El Bigodon.



No sábado partimos os 5 Malfeitores da Passarinha, que participaram no Survival, por volta das 8:30. O dia estava bom, a moral estava em alta e começámos a um ritmo bom sendo que a maioria das paragens era feita para olhar para o GPS para verificar se estávamos no caminho certo. A meio da manhã começou a fazer um calor imenso, o sol abriu e cheguei a registar 37ºC. Eu que aguento geralmente com muito pouca água, por volta das 13h já tinha despejado o meu cantil. Lá acabamos por achar uma fonte para reabastecer e um café onde parámos para beber uma Coca-Cola e comer um bolo. Haviam de ver a cara das pessoas quando viram os saloios de bigode a entrar pelo café!

Por esta altura já tínhamos feito cerca de 40km e a parte mais dura do percurso estava ultrapassada, mas ainda nos esperavam algumas subidas. O calor cada vez apertava mais e a cada fonte que passávamos era uma paragem para quase tomarmos banho. Mesmo assim o Pre e o Tiago Neto ainda ficaram com um escaldãozinho.

À chegada ao Sobral de Monte Agraço a descida do dia onde dei 67km/h, devia ser assim o percurso todo. A pouco mais de 10km do fim apanhámos o que já esperávamos que fosse uma parte divertida, um trilho que já sabíamos que devia estar carregado de lama, andar devagar, carregar com quilos de lama nas rodas e ainda tive de por os pés no chão onde fiquei com uma protecção de lama sobre os sapatos.

Mesmo no final a menos de 1km a única avaria, o Neto partiu a corrente, mas o Jorge e a sua ferramenta de unir elos deram conta do recado.



No dia seguinte a volta para Lisboa. Desta vez só eu, o Tiago Neto e o Pre fizemos o caminho de volta, o objectivo era estar em casa à hora de almoço e como o caminho feito neste dia era praticamente plano decidimos tentar rolar o mais rápido possível. Apesar do Tiago Neto ter um ritmo superior ao nosso íamos passando todos pela frente à moda de um bom contra relógio de equipa.

Na 1º hora fizemos 25km o que foi excelente. Pouco depois fizemos uma paragem pequena de 10 minutos para comer qualquer coisa e voltámos à carga. No final fizemos 60km em menos de 3 horas e poderia ter sido menos, perdemos algum tempo na navegação e a atravessar pontes sobre as estações da linha do comboio, onde tínhamos de desmontar para subir e descer as escadas.


No final contabilizámos mais ou menos 137km, 11 horas a pedalar, 2400m de subidas acumuladas, acho que estamos preparados para a nossa aventura até Santiago de Compostela.

Sem comentários: