sexta-feira, setembro 02, 2011

Trabalhar até tarde

Este provavelmente vai ser dos post mais controversos que escrevi até hoje e sei que muitos dos meus amigos se vão contorcer com vontade de me chicotear.

Os informáticos em geral têm a mania que "fica bem", trabalhar até tarde, pela noite dentro, fazer directas e quem não estiver dentro deste padrão, como eu, acaba sempre por levar umas bocas. Quando me dizem às 18h - "Já vais embora!" - A mim apetece-me dizer - "Ya eu cheguei aqui antes das 9h ao contrário de ti que chegaste às 11h, eu demorei 15 minutos a comer ao contrário de ti que demoraste 1h30m e ainda foste ao ginásio antes do almoço, não fiz 5 pausas para ir fumar mais duas para ir beber café, ao contrário lanchei ali frente ao computador.". Sim gosto de sair ainda a horas decentes de ir ao ginásio, de ver o futebol, de fazer o jantar calmamente, de desfrutar um pouco de tempo de qualidade com a família e amigos, de ver um filme e outras coisas que me dão prazer e me fazem recarregar baterias para o dia seguinte.

Mas isto vai bater numa questão ainda mais pertinente, quem diz que uma pessoa que trabalha 8h por dia não é mais eficiente e produtiva que uma que trabalha 12h por dia? Olhem eu consigo estar um dia inteiro frente ao computador sem fazer nada jeito como também consigo fazer em 1h o que algumas pessoas não fazem num dia de trabalho.

E depois são os projectos mal planeados, em que se começa a pedir um esforço adicional, mais 1 hora por dia, um fim-de-semana excepcional, e quando se dá por ela a excepção vira regra e quando não se cumpre a nova regra, porque existe vida para além do trabalho, já somos os maus da fita.

Gostava que esta mentalidade muda-se mas para isso era preciso que a maioria pensasse como eu, bem se calhar sou eu que estou errado... Bem aproveitem agora para me torturar com todos os vossos comentários a dizerem que sou uma besta!

UPDATE:


6 comentários:

Hugo Ribeiro disse...

É bem, só falta ai um comentário que é costume "por aqui" .."Na informática é que se está bem..."

marco disse...

Completamente de acordo!
Aliás, este tema é dos que mais stress causa aqui na nossa equipa. O pessoal que fica até às tantas acha que trabalha mais que quem sai mais cedo... O que não é forçosamente verdade.
Também a este nível nos falta progredir alguma coisa.

Rola da Massa disse...

Lamento desiludir a expectativa mas concordo.

Anónimo disse...

E se tens telemóvel da empresa pegas no telemóvel as 9 da noite tens 10 chamadas não atendidas, retribuis e ouves do outro lado não era urgente amanhã falamos!!

Sam disse...

É nessa altura que se respira fundo, esboça-se um sorriso e se sai porta fora! Isso ou muda-se de emprego... porque trabalhar com "pessoas" assim não tem piada nenhuma!

Abraço!

Anónimo disse...

As pessoas que te poderiam chamar besta ainda estão a trabalhar a esta hora :)
Por outro lado, poderiam chamar-te besta durante o horário de trabalho.

Anyway, concordo plenamente com o que escreveste. Vou é mandar mais uma posta de pescada: quando alguns elementos de uma equipa têm esse ritmo, o mais provável é a equipa ser "forçada" a adoptá-lo, porque o trabalho de cada um muitas vezes depende do trabalho dos outros. Se os outros arrastam pela noite dentro... e se os prazos são impostos a ti... ou andas sempre de chicote na mão - e é se estiveres em "posição" para isso - ou então... já foste.