quinta-feira, agosto 04, 2011

Tróia-Lagos de bicicleta (3/4)

3ª Etapa - Praia de Odeceixe-Vila do Bispo - "Banho e mais banho"

Acordo e quando vou à janela penso - "Aqueles gajos da meteorologia estão sempre a enganar-se, mas desta vez não se enganaram está mesmo de chuva!!!". Lá fomos comer o pequeno almoço e fazer um bocadinho de tempo a ver se melhorava. Quando saímos de Odeceixe já o dia parecia que estava a abrir e talvez tivéssemos sorte...não podia estar mais enganado.

Um pouco de trilhos, uma descida alucinante e estávamos em Aljezur, o tempo estava mesmo a ficar com má cara mas decidimos seguir. Logo à saída de Aljezur o céu desata a cair, chuva, trovões, relâmpagos. Um bocado contrariado acabei por alinhar com os meus amigos de viagem e parámos lá debaixo de umas árvores que mal nos abrigavam. Pessoalmente preferia ter seguido pois estava a ficar molhado na mesma e estava a ficar com frio porque estava parado. Lição do dia: É preferível levar um impermeável em vez de uma sweatshirt uma vez que ocupam mais ou menos o mesmo espaço e caso chova o impermeável dá mais jeito.

Apanhámos uma aberta passados praí 30 minutos e lá voltámos a andar, sol de pouca dura, passados 2-3 quilómetros voltámos a parar, mas agora numa paragem de autocarro, um abrigo decente.

Quando parou de chover conseguimos finalmente seguir caminho sem contratempos até à Carrapateira. Ainda parámos pelo caminho para nos empanturrar com umas amoras que estavam mesmo com um aspecto a pedir para serem comidas. Mais uma descida alucinante, e um pouco técnica devido às curvas apertadas e estávamos na Carrapateira.

Na Carrapateira comemos a melhor refeição de toda a viagem no restaurante Sítio do Rio. Não esquecendo entretanto que tive a minha queda do dia, mais uma vez esqueci-me dos pedais de encaixe e pimba quando ia a parar parei mas foi no chão. Uns perceves como petisco para a entrada, uma massada de peixe fenomenal e para acabar bem umas sobremesas mesmo à maneira.

Acabada a refeição já tinha voltado a chover, quentinhos e de barriga cheia não apetecia mesmo nada voltar a pedalar à chuva. Esperámos um bocado e lá melhorou, além disso o que vinha a seguir fez-me rapidamente esquecer o mau tempo, juntamente com o trilho do Cabo Sardão este foi a melhor parte de toda a viagem. A fotografia panorâmica que está aqui fala por si, simplesmente belíssimo.

Ainda voltámos a parar porque a chuva voltou em força e como tínhamos um sítio abrigado aproveitámos para parar. De seguida fomos dar à praia a qual tinha uma escarpa onde tivemos de fazer o caminho mais difícil de toda a viagem, ao ponto de termos de percorrer primeiro o caminho a pé para verificar se era possível passar com a bicicleta às costas.

Um pouco mais de trilhos, uma picadela de abelha na cabeça de um dos meus amigos e voltámos ao alcatrão, cansados porque o trilho tinha sido algo agreste. Então tomámos uma decisão, como tínhamos parado muito tempo devido à chuva e estava a ficar tarde, irmos até Vila do Bispo, arranjar um sítio para dormir (ao contrário do que estava planeado inicialmente de ir dormir a Lagos), deixar as coisas e ir sem peso até Sagres. E assim fizemos, conseguimos um quarto triplo no Hotel Mira Sagres, que curiosamente acabou por ser a noite mais barata das 3...e foi num hotel.

Fomos então até Sagres, fazer a vontade a mim pois era o único que não conhecia Sagres. Estivemos ao pé do forte e de seguida fomos sentar-nos numa esplanada de praia, e quem diria, depois do dia que esteve, aquele final de tarde estava perfeito, céu limpo, nem se sentia o vento e um calorzinho bem agradável.

Voltamos para Vila do Bispo e fomos jantar à Tasca do Careca mesmo frente ao hotel. Este restaurante entra na minha categoria dos restaurantes BBB (Bom, Bastante e Barato), recomendo vivamente.