segunda-feira, outubro 12, 2009

Votar em branco

Uma das coisas que não faço no meu blog, por regra imposta por mim, é falar em política. Contudo este post apesar de estar relacionado com política não é política, apenas é uma sugestão que gostava de ver implementada.

Depois desta época eleitoral intensa, creio que muitas pessoas como eu votaram em branco em alguma das eleições que passaram. Isto leva-me a uma pergunta: "O que impede alguém mal intencionado, na altura da contagem dos votos, de por uma cruz no meu boletim em branco?".

A minha sugestão é que todos os boletins de todas as votações tivessem uma opção no fim idêntica a - "Nenhum dos anteriores (em branco)" - creio que seria muito mais justo e traria mais transparência a todo o processo eleitoral.

7 comentários:

Anónimo disse...

E... o que impede alguém mal intencionado, na altura da contagem dos votos, de por uma outra cruz no meu boletim, tornando-o nulo?

Tiago Sousa disse...

Isso é totalmente diferente, um voto nulo não beneficia ninguém, pelo contrário prejudica todos porque nulo ou abstenção é exactamente a mesma coisa.
Ao contrário, o voto em branco é um voto válido que conta por exemplo para tirar maiorias.

Anónimo disse...

Hás-de explicar-me como é que um voto branco tira maiorias. Na prática, um voto branco e um voto nulo são exactamente uma e a mesma coisa. Esses votos não vão contar para nada na distribuição de mandatos, vereadores, presidentes de junta, whatever...

Tiago Sousa disse...

Ok, vou-te explicar, votos nulos não entram para a ponderação de percentagens ao contrário dos votos em branco. Aliás se a percentagem de votos brancos chegar a um determinado limite o resultado das eleições não é válido.

A desculpa desta sugestão não tornar o sistema perfeito não é válida, por essa linha de raciocínio nunca haveriam alterações porque apesar se serem para melhor não resolvem todos os problemas inerentes de uma determinada questão. O facto é que esta alteração traria melhorias a nível de transparência.

Anónimo disse...

Isso dos votos em branco é um mito urbano, já desmentido pela CNE - http://www.cne.pt/dl/nota_oficiosa_pe2009_votosembranco.pdf

Além do mais, em Portugal usa-se o método de Hondt, pelo qual as percentagens não interessam nada mas sim o número efectivo de votos em cada lista.

Repetindo o que já disse atrás, um voto branco e um voto nulo são exactamente uma e a mesma coisa.

Ricardo Moreira de Carvalho disse...

Se tudo funcionar correctamente, cada elemento da mesa está a representar um partido diferente e assim existe um Controle Natural. Desde que voto tenho sido membro de mesa e sempre senti essa "tensão".

Abraços.

Anónimo disse...

Claro que beneficia, é só acrescentar uma cruz num boletim que tenha um voto válido num outro candidato que não me interessa... Eu continuo com os mesmos votos, mas o outro candidato perde um.