terça-feira, outubro 20, 2009

Fanatismo religioso

Se calhar por não acreditar em Deus, há certas coisas que estão bem longe da minha compreensão. Uma delas é o caso que vou contar a seguir, que me deixa cada vez mais com alergia a crenças e religiões.

Conheço um rapazinho que queria entrar para os escuteiros, o que deveria ser algo totalmente independente de qualquer religião. Aparentemente não, para entrar nos escuteiros teria também de frequentar as aulas de Primeira Comunhão, qual o sentido disto? O rapaz poderia nem ser católico, e seria justo impossibilitar a sua entrada nos escuteiros por esse motivo? Eu nunca fui escuteiro, mas a ideia que tenho é que o objectivo é o bem estar com a natureza, ajudar os outros, actividades para estimular o crescimento das crianças...que tem isto a ver com a religião?

Ao longo da história real do Mundo (não aquela que vem por exemplo na bíblia), os factos comprovam que a religião serve essencialmente para criar sofrimento e guerras apesar do esforço de algumas minorias bem intencionadas.

9 comentários:

Mind Booster Noori disse...

Um dos princípios do escutismo é o "dever a Deus". Criticar a não-entrada de um ateu nos escuteiros é o mesmo que criticar a entrada de um ateu numa ordem religiosa... Não que eu seja adepto de uma religião (ou, vá, do escutismo), mas não vejo a razão para este teu post...

Tiago Sousa disse...

Como disse não conheço a promiscuidade entre escuteiros e religião, mas acho que ela não deveria de existir. Mal comparado, e supondo que o Benfica é patrocinado pelo BES, era a mesma coisa que dizer que para teres conta no BES tinhas de ser sócio do Benfica.

Unknown disse...

De facto em relação à religião o que impera é uma ignorância grande, que infelizmente aliada a alguma falta de humildade leva as pessoas a fazerem juízos apressados e não questionarem aquilo que julgam que sabem. Aliado a alguma incapacidade de informar de algumas entidades. Os escuteiros são um movimento que nasceu numa sociedade cristã e por isso seguem os seus valores....é normal. Em Portugal existem dois movimentos. Um ligado à igreja católica e outro sem ligação religiosa. É natural que os escuteiros católicos queiram transmitir aos jovens, para além de como fazer nós ou montar uma tenda, os valores humanos, mas também os religiosos...É o que nós fazemos com aqueles a quem temos a cargo. Não há nada de mal nisso. Nada como saber.

http://escoteiros.net/new_site/index.php

http://www.cne-escutismo.pt/

amiaphotomaker disse...

Em Portugal ha 2 grupos de escoteiros.
1 100% catolico e outro nao.
1 e o CNE (Corpo Nacional de Escutas) e o outro AEP (Associaçao de escoteiros de Portugal.
Na AEP podes inscrever uma pessoa de qualquer religiao, o que e aconcelhado e que nesse grupo haja um responsavel dessa religiao.
Badem Powell nao criou os escoteiros com fim de serem da religiao "A" ou "B", mas segundo a sua ideia que o escoteiro deve de seguir a religial da sua familia e de ter uma educaçao religiosa.
Do CNE so ha catolicos.
Da AEP tambem ha grupos catolico, islamicos, etc.
O Grande problema da AEP e que como nao esta ligado a uma "igreja" tem menos apoios. Embora (nao minha opiniao) onde se pratica um escotismo mais puro. (Eu estive tanto no CNE como na AEP)

Miguel disse...

Em Portugal há duas associações escutistas:
AEP - Associação de Escoteiros de Portugal
CNE - Corpo Nacional de Escutas, Escutismo Católico Português

A AEP não tem qualquer ligação com nenhuma religião, como eles próprios dizem no seu site: Os Escoteiros de Portugal estão abertos a todos, sem distinção de nacionalidade, cultura, origem social ou religião, actuando com total independência relativamente a todos os partidos políticos e estruturas religiosas.

Por outro lado, o CNE foi fundado pela Igreja e a ela está "submisso". Do seu site: O CNE é um movimento da Igreja Católica. Assim, está ciente das responsabilidades que lhe advêm desse facto, bem como daquelas que a Hierarquia e o restante Povo de Deus têm para com a Associação.

Assim, esse rapazinho sempre pode procurar grupos da AEP para entrar para os escuteiros (ou escoteiros nesse caso)

TuXPower disse...

Olá Tiago,

Eu sou dirigente do Corpo Nacional de Escutas - Movimento Católico Português. Em Portugal, existem três associações escutistas reconhecidas pela Federação Escutista de Portugal: CNE (Corpo Nacional de Escutas), AEP (Associação de Escoteiros de Portugal) e AGP (Associação de Guias de Portugal). O CNE além de ser a que tem mais associados é também um movimento da Igreja Católica e como tal professa uma religião, ao contrário por exemplo da AEP, onde já não acontece o mesmo, muito embora, tanto quanto julgo saber, os associados na sua maioria também professam a religião católica. Em relação ao facto de ter havido um rapaz que queria entrar para os escuteiros (depreendo que fosse para o CNE) sem que seja baptizado, não é impedimento de todo para que não faça parte do movimento, desde que evidentemente se comprometa a fazer o caminho necessário para se tornar cristão. E isto é necessário para que o rapaz ou rapariga se possa tornar escuteiro e está relacionado também com o facto de sermos um movimento católico.

Tiago Sousa disse...

Obrigado pelos comentários de todos, foram bastante esclarecedores :D

Ana Saraiva-escuteira disse...

a instituiçao AEP nao tem qualquer compromisso com a religiao, nao comprometendo assim a entrada de ateus para o seu nucleo .

Anónimo disse...

Desculpa lá, mas eu ando nos escuteiros e sim , frequento a catequese por escolha própria, mas quem queira participar nos escuteiros e não na religião tem outro tipo de escuteiros, os não religiosos, ESCOTEIROS. Por isso, pensa bem no escreves, o fanatismo religioso é que«ando UMA PESSOA FICA TÃO OBCECADA COM A RELIGIÃO QUE DECIDE SACRIFICAR-ME , ANIQUILANDO A SUA VIDA, COMO JESUS FEZ, DEU A SUA VIDA POR NÓS.