segunda-feira, março 30, 2009

Má altura para comprar casa

Quem tiver a pensar em comprar casa agora porque a Euribor está baixa, desengane-se é mesmo a pior altura possível.

À cerca de 2 anos atrás quando a Euribor estava alta e a galopar para os seus valores mais altos, os bancos faziam optimos spreads, porque se não era impossível fazer empréstimos, nessa altura os spreads chegávam a ser de 0,2%. Hoje em dia quem conseguir um spread de 1% já se pode considerar felizardo, porque com a Euribor em mínimos históricos os bancos aproveitam-se para subir o spread, por outras palavras, a sua margem de lucro.

A explicação é que os mercados ainda estão instáveis e que existe insegurança na atribuição de crédito, mas existe um facto os incumprimentos contratuais dos devedores não têm vindo a aumentar, logo a teoría que o spread aumentou para compensar os incumprimentos cai por terra.

O problema de quem for pedir crédito agora é que apesar da Euribor estar baixa ela vai voltar a subir, não acredito que chegue aos valores que já esteve, mas certamente vai voltar a subir alguns pontos percentuais. Se nessa altura somarmos o spread que se está a praticar actualmente (normalmente o spread é fixo ao longo de todo o contrato) à Euribor vamos obter uma prestação igual ou superior à que se praticava no Outono do ano passado.

2 comentários:

Hugo Fernandes disse...

Tens razão na observação do mercado, mas é sempre possível renegociares o spread que o teu banco está a praticar no teu crédito à habitação. É uma prática comum e aconselhável. E quase sempre com sucesso.

Nocas disse...

Este comment nada tem a ver com o Post que deixaste... mas por eventualidade, o senhor sousa recebeu a minha mensagem de Parabéns??
Besito mexicano!