domingo, maio 21, 2006

O Código Da Vinci

Há algum tempo que não via uma euforia tão grande por um filme. Sábado à noite tentei ir à sessão das 0:30 (ou seja já era domingo) ao Cascaishopping, espanto o meu mas estava esgotado...esgotado, eu quando vou ao cinema a essa hora nunca estão mais de meia dúzia de "gatos pingados". Vou a acelerar até ao CascaisVilla para tentar ainda chegar a tempo, e ainda mais espanto, só havia lugares para a 1ª fila, torcicolo não muito obrigado.

Domingo à tarde lá tentei num cinema que nunca tinha ido, no Beloura shopping. Sim desta vez havia lugares e para uma sessão a meio da tarde. Só posso dizer que adorei o cinema: sítio fácil para estacionar o carro, tela gigante, sem putos aos guinchos e a mandar pipocas, filas extremamente desniveladas que até se podia sentar um cabeçudo à frente sem nos chatear e ainda umas pipocas espetaculares.

Passando ao filme em si, para mim, está um filme bem conseguido em termos de realização, cenários, etc, mas por outro lado não passa de mais uma história que interliga: Santo Graal, templários, priorado do Sião, Sudário e a Capela de Roslin. A destacar o desempenho do actor Ian McKeller que dá um toque de brilhantismo a toda a intriga.

Em termos da veracidade das histórias sobre este tema, haverá sempre quem acredita na história contada pela igreja e quem acredite na falsidade sobre a qual assenta todo o cristianismo. Facilmente descobrem-se inconsistências entre histórias e coincidências entre outras. Por exemplo segundo alguns, Da Vinci saberia que Jesus teria tido descendentes e tentaria que essa verdade não fosse incoberta ou pelo menos esquecida, por outro lado, outras histórias dizem que o Sudário não tem uma imagem de Jesus mas sim de Da Vinci e que o próprio Da Vinci o teria "fabricado". Estas histórias são claramente inconsistentes, porque Da Vinci por um lado defenderia a verdade e por outro criaria uma mentira? Acho o último diálogo entre as personagens Robert e Sophie, muito interessante e que basicamente dá uma resposta a toda a polémica - Que interessa a verdade? interessa é o modo como as pessoas agem perante o conhecimento que têm.

3 comentários:

philip_karlos disse...

Tb fui ver esse filme no sabado a noite!!
Té tá mt porreiro o filme...
Dá para nos por a pensar...lol
pttb

Anónimo disse...

Oi Man! a Rita disse-me ke kerias falar komigo! lol... aproveito o teu blog p publicitar o meu :D fica bem, e diz qq koisa!

Tiago Sousa disse...

Fizeste bem, assim já sei o teu blog também. Estou com saudades de ouvir um concerto vosso, a ver se se proporciona um dia destes.