quinta-feira, janeiro 25, 2024

Troféu de Oeiras - Queluz de Baixo

Quando vi o percurso não me apercebi da alteração que ele tinha em relação à única vez que tinha feito esta etapa. Quando cheguei ao local e reparei que tinham posto uma subida acentuada até à meta, por um lado fiquei chateado porque era uma dificuldade extra, por outro lado dava-me vantagem teórica na chegada à meta.

Partida relativamente rápida por ser a descer, apesar de não estar tão à frente como normalmente estou, não deixou de ser uma partida rápida. À passagem do primeiro quilómetro olho para o relógio para ver com que média estava e reparo que não tinha iniciado a gravação, perdi ali o primeiro quilómetro e fiquei na dúvida se estava a ir rápido ou não. Uma das vantagens de ter começado mais atrás é que praticamente não fui ultrapassado durante o percurso e ultrapassei muita gente, o que psicologicamente traz a sensação que estamos a ir bem. Por outro lado temos referências mais lentas para seguir, por isso o estarmos mais rápido tem de ser relativizado, e não ficar ali só a seguir outro atleta, temos de sair da zona de conforto.

Bem mas esta é a etapa do troféu que tem a famigerada subida da fábrica da pólvora. Com 3,8kms apanhamos aquela rampa que só de olhar dói, com inclinações a tocarem os 15%, ou seja, já muita gente não corre simplesmente anda porque é um dispêndio de energia muito grande para uma pequena vantagem que se ganha. Até à rotunda são 400 metros disto mas mesmo depois da rotunda não melhora muito, são outros 400 metros em que a média deve de andar nos 5%. 

No final da subida tinha o coração a sair pela boca, e a lembrar-me que ainda haviam mais duas rampas até ao final. Na primeira consegui ultrapassar alguns atletas que depois de voltaram a ultrapassar na descida. Durante a ligeira descida até ao final tentei manter o contacto pois sabia que tinha a subida final. Quando entrei na subida final aumentei o ritmo e consegui só com isso ultrapassar 2 atletas, quando pensei que ia ter uns últimos metros tranquilo começo a ouvir uns passos e quando olho por cima do ombro esquerdo vejo alguém a aproximar-se, pronto foi sprint até cortar a meta para não deixar que me ultrapassassem. Tempo final de 31m38s para fazer os 7,3kms da prova, média de 4m20s/km e somente o 23º lugar do meu escalão.


Sem comentários: