quinta-feira, novembro 20, 2014

Diferença de mentalidade

Esta semana ando muito blogueiro, deve ser pelas condições climatéricas depressivas e por isso venho para aqui descarregar o meu mau feitio acumulado. Depois de já ter escrito algumas coisas sobre a mentalidade das empresas de TI portuguesas, e estando agora a trabalhar para uma empresa britânica, hoje fui agradavelmente surpreendido por uma situação, e para provar que não sei só dizer mal aqui vai a situação que se passou.

Temos cá no escritório um visitante britânico, que veio cá durante uns dias no âmbito do projecto, e hoje a primeira coisa que disse para um colega meu foi algo do género - "Passa-se alguma coisa? Ontem quando saí ainda ficas-te, hoje chego já estás cá, passa-se algum problema?" - devo de admitir que ainda fico um bocado perplexo e espantado pela positiva com este discurso, vindo ele de uma pessoa hierarquicamente superior.

Agora, e porque tenho de dar a minha garfada, vou especular o que diria a mesma pessoa com a mentalidade portuguesa - "Então ontem acabas-te de resolver o problema critico que tinhas? Eu só pude chegar agora porque tive assuntos importantes a tratar agora de manhã, mas espero que já tenhas fechado todos os assuntos pendentes porque é urgente isto estar pronto!" (sim, não foi inocente a utilização das palavra "critico", "importante" e "urgente" no mesmo raciocínio, algo comum como forma de exercer pressão psicológica).

Sem comentários: