segunda-feira, dezembro 09, 2013

1ª Meia Maratona dos Descobrimentos - Resultados

O meu objectivo para esta prova era conseguir fazer um pace de 4m30s/km, o que iría dar um tempo final pouco abaixo da 1h35m. Quando cheguei a Belém nem acreditei bem na temperatura que o termómetro do meu carro assinalava, 4ºC, pensei que o meu velho carro não estava a bater bem. Afinal confirmando noutros termómetros estavam mesmo 4ºC, creio que nunca corri com tanto frio. Encontrei o Pre no início da prova e comentámos que o tempo húmido e frio não ia ajudar especialmente a asmáticos, nenhum de nós estava muito confiante em relação ao tempo final.

A prova começou logo com a subida do Restelo, para quem queria fazer um bom tempo final aquela subida roubava logo alguns segundos importantes, mesmo assim aos 2kms estava com 8m30s por isso não perdi muito tempo, apenas algum desgaste extra.

Conforme nos aproximamos do Terreiro do Paço o tempo abriu um pouco e sentiu-se a temperatura a subir. Aos 10kms estava com 42m30s, estava perfeitamente dentro do tempo e até podia pensar em baixar da 1h30m o que é um tempo de referência para a meia maratona. Quando dei meia volta começo a cruzar-me com diversos amigos, alguns deles que nem sabia que estavam a correr, o que durante algum tempo até deu para esquecer um pouco o sofrimento. 

Ao chegar a Alcântara o tempo volta a ficar frio e novamente bastante enevoado. Quando faltava 2kms para o fim já me sentia um pouco em quebra, e nessa altura chega ao pé de mim o Emanuel Silva. Durante 500-1000m ainda puxou por mim e tentou que seguisse com ele pois ele tinha o objectivo de chegar abaixo de 1h30m, mas disse-lhe para ir porque não conseguia seguir aquele ritmo. Cheguei ao final com um resultado oficial de 1h31m08s, objectivo mais que cumprido e por muito pouco não consegui desde já baixar de 1h30m, um tempo que há uns meses era algo impensável para mim. Os resultados podem ser vistos aqui.

Dados da minha prova:
  • Tempo final: 1h31m08s
  • Velocidade média: 13,89km/h
  • Tempo médio por quilómetro: 4m19s

Sem comentários: