segunda-feira, fevereiro 25, 2013

Audace - II Estrelas da Amadora

Este domingo participei pela primeira vez num desafio Audace. Os desafios Audace são provas  de bicicleta médias/longas distância, em autonomia total e organizados pela FPCUB (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicletas). 

Devo dizer que gostei bastante da organização, simpáticos, com um mini abastecimento a meio da prova, carro vassoura para se houvesse algum problema com algum de nós e o valor de inscrição na prova quase simbólico. Ainda a acrescentar que houve um amigo meu que como morava perto do último controlo, não chegou a passar por lá e foi directamente para casa, a organização telefonou-lhe para saber se estava tudo bem...de valor.

Em relação à prova, dia brutal para a prática de ciclismo, tirando o maldito vento. A prova começava e acabava na Amadora. Da Amadora até ao final do Guincho tentei ir sempre com um grupo devido ao vento de frente que já sabia que se fazia sentir naquela zona, infelizmente não consegui seguir com o Neto, nem o Pre conseguiu seguir comigo porque não se estava a sentir bem, acabei por ficar no meio.

A seguir ao Guincho comecei a puxar e fiz a subida até ao Cabo da Roca a um bom ritmo e a passar bastantes ciclistas. Infelizmente tinha-me desgastado bastante porque a bicicleta tinha poucas desmultiplicações e subi sempre numa mudança algo pesada, senti-me cansado e tentei descansar na descida até o 1º posto de controlo em Colares.

Entre o 1º e o 2º posto de controlo foi quando me custou mais, fiquei sozinho, e o sobe e desce constante apesar de serem subidas curtas revelaram o desgaste a que fui sujeito na subida até o Cabo da Roca. Cheguei inclusivamente a apear numa das subidas. Quase à chegada ao 2º posto de controlo aparece o Neto, tinha-se enganado e tinha ido dar uma volta maior, apesar do sofrimento eu não tinha perdido assim tanto tempo.

A seguir ao 2º posto de controlo tudo foi mais fácil, terreno muito mais plano, ainda consegui seguir com o Neto durante 4-5km e depois deixei-o ir que ele continuava mais rápido. Entretanto juntei-me com mais 2 ciclistas que um conhecia-me da altura do ISEL e o outro acabei por descobrir hoje que é namorado de uma amiga minha...que coincidência!

Até ao final tirando umas rampazinhas que me tiraram o folgo foi bastante agradável, fomos numa amena cavaqueira, falando de bicicletas e das nossas viagens de bicicleta. Fica aqui também o percurso do Pre.

Sem comentários: