segunda-feira, fevereiro 11, 2013

20km Cascais 2013 - Resultados

Pelo 3º ano consecutivo participei nos 20km de Cascais. Pela proximidade da minha casa é um percurso que me agrada e que conheço bastante bem, por isso esta é uma prova que já consta no meu calendário de provas a não perder todos os anos.

O dia estava frio, mas excelente para correr, passado 2 minutos de estar a correr já nem dava pelo frio. Este ano tinha como objectivo baixar da 1h35m, depois de ter feito 1h40m32s em 2011 e 1h36m31s em 2012.

Como já começo a ter alguma experiência neste tipo de distâncias e sei que normalmente não tenho grandes quebras nas partes mais avançadas das corridas decidi impor um ritmo vivo logo de inicio. A preocupação principal era abrigar-me do vento e andar sempre atrás de outro atleta ou conjunto de atletas de modo a ter protecção contra o vento, pois para quem conhece a zona sabe que sopra sempre um vento chato na direcção Guincho-Cascais.

Aos 8km ia pouco acima dos 36 minutos e sem me sentir desgastado, ou seja, se a prova fosse de 10km teria boas hipóteses de quebrar o meu desafio que dura há mais tempo, que é fazer os 10km abaixo dos 45 minutos. Aos 10km então passei com 45m30s, o que é dos meus melhores tempos de sempre aos 10km.

Até aos 17km tudo correu bem, e estava com uma boa margem de passagem que me garantia que ia fazer melhor que 1h35m, por volta dessa altura pareceu a última subida e as pernas começaram a ressentir-se. Não tinha poupado nada e ia pagar agora o esforço, o que vale é que depois dessa subida era sempre plano/descer até ao final. Consegui acabar com 1h32m14s, muito melhor do que eu esperava, e se antes da partida me dissessem este tempo não acreditaria, pois está muito perto da minha melhor média mesmo aos 10km.

Dados da minha prova:
  • Média por cada km: 4m37s
  • Velocidade média: 13km/h
  • Tempo de prova: 1h32m14s
De ano para ano tenho melhorado em cerca de 4 minutos a minha participação, mas a não ser que comece a treinar mais seriamente, com treino específico de corrida, creio que estou muito perto do meu limite. Ficam aqui os resultados dos 20km de Cascais 2013

Sem comentários: