quarta-feira, janeiro 02, 2013

Resultados da São Silvestre da Amadora 2012

Já começa a ser a minha tradição de final de ano fazer a São Silvestre da Amadora, e também começa a ser tradição facto de ir fazer a corrida a recuperar de uma constipação. Devo dizer que as sensações não eram as melhores e que não estava nada confiante para a prova, mas dá-me um prazer enorme esta prova.

Primeiro foi o stress para chegar a horas à prova, saí com bastante tempo de casa mas as estradas cortadas e o imenso transito devido a isso, e ainda não saber exactamente o caminho alternativo para a partida, cheguei a pensar que não chegaria a horas. Quando cheguei estava a ser dada a partida das mulheres, faltavam poucos minutos para ser dada a partida dos homens.

Chegar mesmo em cima do início nem foi assim tão mau, estava um dilúvio, e foi menos tempo que tive parado à chuva e ao frio. E inacreditavelmente quanto mais chuva e mais frio parece que aparecem mais pessoas, tanto para participar como para assistir, a São Silvestre da Amadora sem dúvida é uma prova ímpar no aspecto de apoio popular.

O percurso manteve-se essencialmente igual aos anos anteriores, o início duríssimo com mais de 2km sempre a subir, passagem pelo centro da Amadora com um ligeiro sobe e desce e um final praticamente sempre a descer. As sensações não foram mesmo nada boas, estava a custar-me a respirar e no final da subida inicial estava bastante ofegante, muita gente a passar por mim e quando cheguei ao quilómetro 5 levava mais 1 minuto do que é o meu habitual.

Quando estava a 3 quilómetros do fim começava a descida mais acentuava, estava na altura de sofrer um bocadinho mais e tentar recuperar um bocado do tempo perdido, apesar de não me estar a sentir "solto" decidi tentar acelerar um bocadinho o passo. No final fiquei surpreendidíssimo com o tempo, 45m35s um dos meus melhores tempos de sempre!


Não consegui ainda perceber o porquê desta prova me correr sempre bem apesar de chegar em más condições físicas, tenho 2 teorias mas não sei se alguma delas é o motivo, 1ª a dureza da prova é concentrada no início que é onde me sinto melhor e estou mais capaz de fazer um esforço maior, 2ª a prova ser ao final do dia que é a altura em que costumo fazer os meus treinos. Se alguma delas é o motivo não sei, mas gostava de descobrir.

Dados da minha prova:
  • Tempo de prova: 45m35s
  • Velocidade média: 13,2km/h
  • Tempo médio por quilómetro: 4m33s
  • Tempo de passagem aos 5km: 23m14s

Sem comentários: