segunda-feira, novembro 24, 2008

Frankfurt - Brower Games Forum 2008

Este post vai ser um pouco mais longo do que é o meu normal, mas é porque há muito para dizer. Estive este fim-de-semana no evento Browser Games Forum 2008 em Frankfurt, que é um dos maiores eventos a nível mundial sobre jogos para browser, não fosse a Alemanha também um dos maiores produtores deste tipo de jogos.

Sexta-feira a noite cheguei a Frankfurt já era por volta das 21h locais dirigi-me para o comboio que é uma das coisas boas que eles têm é o comboio a passar junto ao aeroporto, quando foi a primeira surpresa que apanho, o comboio era uma geringonça velha tipo os nossos comboios de a 20 anos atrás.

Saí do comboio mesmo no centro da cidade, o equivalente ao Rossio em Lisboa e começo a procurar pelo metro que me iria levar ao hotel, bem gostaria de ter alguém para perguntar informações mas a cidade quase parecia abandonada. Outra coisa engraçada, haviam bicicletas estacionadas por tudo o que era sítio, eu a pensar para mim - "Isto devia ser em Lisboa que as bicicletas eram todas roubadas!".

Cheguei ao metro, vou à máquina de tirar os bilhetes e começo a procura pela estação que queria sair na lista interminável de locais que tinham na máquina, mas não consegui encontrar a paragem, passados 2-3 minutos lá aparece um senhor oriental com um inglês muita macarrónico que ajudou a tirar o bilhete.

Ao entrar na estação do metro começo a observar tudo à minha volta, só conseguia comparar aquela estação de metro com uma estação de metro lisboeta antes da Expo 98, que coisa tão desactualizada. Mas não acabou por aqui, vem o metro que mais parecia um daqueles electricos com meio século de existência. Por isso quando pensarem, tal como eu muitas vezes, que o nosso país é desactualizado lembrem-se de exemplos como este, e Frankfurt é uma das maiores cidades alemãs.


Mas falando das coisas boas, os transportes haviam sempre com bastante regularidade, mesmo de noite e com pouquíssimas pessoas na rua. No dia seguinte passei o dia na conferência onde encontrei pessoas extremamente simpáticas, não tanto como os portugueses diga-se de passagem que somos muito mais hospitaleiros, mas foi óptimo para ver o quão evoluído eles são a nível de jogos, a diferença de mentalidade e o enorme mercado que eles representam. Pena foi que algumas apresentações foram em alemão e com slides em alemão, mesmo assim o google é nosso amigo e lá ia traduzindo os slides para tentar apanhar alguma coisa nessas apresentações.

Nessa noite a seguir às apresentações quando ia para o metro passei pelo parque da cidade quando fiquei quase de boca aberta quando vejo dezenas de coelhos a correrem de um lado para o outro no meio do jardins, quase se pode comparar com os pombos que existem em Lisboa, e não nos esqueçamos que em Frankfurt de noite as temperaturas são negativas.

A quantidade de arranha céus que existe em Frankfurt é que é impressionante, pelo que me disseram é a cidade europeia com mais arranha céus, apesar de não ser uma cidade muito grande a nível de área.

No dia seguinte a conferência foi só de manhã e até chegámos atrasados à primeira apresentação, porque o checkout do hotel demorou um bocadinho mais, mas foi giro entrar a meio da apresentação e o orador dizer algo como -"Se não se importarem vou continuar a apresentação em inglês em vez de alemão que chegaram os nossos convidados internacionais" - sim, senti-me importante! Entre uma conversa com uma pessoa na conferência, falei sobre o metro que naquela interminável lista que estava na máquina de bilhetes, não conseguia nunca encontrar a estação que queria sair, foi quando me disseram que a máquina não tem o nome das estações mas sim o nome das ruas... ai ai ai, estes gajos são mesmo complicados foi o que pensei.

Finalmente quando entro no avião desata a nevar, após 3 dias sem cair nada começa a nevar exactamente na altura que entro no avião, primeira sensação, pena porque não é um fenómeno que aconteça cá em Portugal e gostava que tivesse acontecido enquanto estava na rua, segunda sensação, vamos lá a arrancar se não o avião ainda fica cá retido por causa do mau tempo. Mas pronto lá arrancámos e o resto da viagem foi bastante calma. Conclusão final, foi uma viagem bastante enriquecedora tanto a nível profissional e profissional apesar de ter sido apenas de três dias.

Sem comentários: