terça-feira, fevereiro 20, 2007

Quem paga é o mexilhão

Segunda-feira, véspera de feriado, vou ter um dia calmo pensava eu...não podia estar mais enganado! Chego ao trabalho e tinha um mail da chefia onde quase era chamado de incompetente, onde entre outras coisas se dizia que já tinha dado um bug por corrigido 2 ou 3 vezes e o chato do bug não era exterminado.

"OK acalma-te, hoje nem direito a café tens". Começo a fazer uma análise detalhada dos problemas expostos e cheguei a duas conclusões. Para quem sabe alguma coisa de base de dados facilmente percebe os problemas:

  1. Uma unique key significa que um dado campo não pode ter valores repetidos, se tentarmos inserir valores repetidos dá erro;
  2. Não se pode modificar ou remover algo que já não existe, se o tentarmos fazer nenhuma alteração obtemos.
Eu como programador do frontend com os utilizadores é que tenho culpa da má utilização que lhe dão, pois claro, é como dizer "é pá o meu carro só tem 100km e já está estragado a culpa é da marca que fabricou o carro, lá por eu ter andando os 100km em primeira sempre com as rotações no máximo isso não quer dizer nada".

Sem comentários: