quinta-feira, dezembro 14, 2023

Novo meio de transporte para o trabalho

Pois é, uma das vantagens de morar perto de Lisboa é poder ter formas mais alternativas de me deslocar para o trabalho. Os cerca de 10kms que separam a minha casa do meu trabalho são feitos em cerca de 30 minutos com uma trotinete elétrica. Não é espetacular, mas é mais ou menos o mesmo tempo que demoraria se fosse a pé até ao metro e depois a pé do metro para o escritório. É cerca de 10 minutos a mais do que de mota, mas ainda é mais barato que a mota e mais seguro, o único problema são mesmo as pessoas nas ciclovias. Por falar em ciclovias, tenho praticamente ciclovia desde a porta de casa até à porta do trabalho, são apenas umas centenas de metros entre a saída da Buraca e a entrada em Monsanto que não tenho ciclovia, em que tenho de ir no passeio ou estrada.


Uma coisa boa é que facilmente se muda entre o passeio e a estrada, ainda não percebi onde é mais seguro andar, mas por enquanto tenho evitado a estrada exceto em situações pontuais onde não é possível ou não é fácil andar no passeio. A autonomia tendo em consideração a potência máxima da trotinete e as luzes ligadas andará nos 15-18kms, podendo ter mais autonomia, sem tirar partido da velocidade máxima. Já me aconteceu ficar quase sem bateria e a velocidade é cortada radicalmente. Uma coisa que afeta muito a autonomia é o declive, e uma das coisas que mais me chateia é a falta de velocidade nas subidas, a velocidade facilmente desce dos 25km/h para os 15km/h com pequenas subidas. O tempo de carga ronda as 5h para carregar totalmente quando descarregada. No fundo acaba por ser uma maneira mais económica e relaxada para me deslocar para o trabalho, quase como ir a passear até ao trabalho e depois passear de volta a casa ao final do dia.




Sem comentários: